O setor esportivo também vem passando por profundas transformações. A fonte de receitas focada apenas em bilheteria já não é mais suficiente para sustentar um clube há muito tempo. Pensar e agir como empresa se tornou mandatório para os times de futebol. Nesse sentido, adotar métodos de inovação faz todo sentido para que os clubes desenvolvam novos modelos de negócios.
São Paulo Futebol Clube se antecipa nesse movimento e anunciou o Inova.São, um Centro de Inovação Aberta focado em esportes. O projeto ficará sediado dentro do próprio estádio do Morumbi. Para custear o projeto o SPFC vai buscar investimentos para a operação dos 3 primeiros anos. Com isso não irá necessitar de um aporte financeiro inicial do próprio Clube.
Com o projeto em funcionamento, os objetivos passam por desenvolver e implantar soluções inovadoras que permitam aumentar as receitas e a competitividade esportiva do Clube. Embora ainda esteja na fase inicial, o programa já conta com as parcerias estratégicas da Deboo – especializada em Web3 – e da Sportheca – fábrica de startups para o mercado esportivo.
As parcerias estratégicas bem selecionadas são fundamentais em projetos de inovação aberta. Com startups alinhadas aos mesmos objetivos será possível identificar novas oportunidades, desenvolver soluções para o clube e escalar novos negócios na área de sportstech. Segundo a diretoria o foco é desenvolver soluções inovadoras e inéditas para o São Paulo, com a possibilidade de trazer novas fontes de receitas.
O Inova.São terá uma área dedicada no Morumbi com vista para o gramado. O espaço, inicialmente de 300 m², está localizado na área do Morumbi Concept Hall, no anel inferior do estádio, e vai funcionar como um coworking, reunindo startups e desenvolvedores. A ideia é que no local circulem profissionais de áreas distintas, para formar assim o ecossistema de inovação que vai compartilhar conhecimento e recursos em prol do desenvolvimento do clube.