Programa gratuito selecionará até 40 negócios inovadores para participar do ciclo em um dos ecossistemas mais desenvolvidos dos Estados Unidos
O StartOut Brasil, programa gratuito de internacionalização de startups, abre suas inscrições para o Ciclo Chicago (EUA). Os empreendedores interessados poderão se inscrever gratuitamente pelo site do programa, no período de 19 de maio a 19 de junho de 2022.
O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, ressalta as características ideais de Chicago para a promoção da inovação, como programas de graduação em computação, acesso a capital, uma forte comunidade local de empresas e um ambiente regulatório e político favorável. “Não é à toa que a cidade foi escolhida também pela Melinda Gates para montar seu primeiro hub de tecnologia com inclusão de gênero em 2020. Com este clima favorável à inovação e desenvolvimento de negócios, acreditamos que as startups apoiadas pelo StartOut Brasil serão muito bem-sucedidas”, destaca Quick.
Desde 2017, o programa já realizou 13 ciclos de internacionalização, em 9 países diferentes gerando mais de US$ 16 milhões em negócios. A edição de Chicago é o quarto ciclo realizado pelo programa nos Estados Unidos, que já passou por Miami (2018), Boston (2019) e Nova York (2020).
Estrutura do programa
O programa acontece em 3 etapas. Na primeira, até 40 empreendedores são selecionados para a Missão Virtual, inteiramente online, que tem o objetivo de capacitá-los e iniciá-los na prospecção de parceiros de negócios no país de destino. Eles recebem treinamento de pitch internacional, mentorias coletivas e webinar com players do mercado e participam de uma agenda virtual de negócios organizada por um matchmaker.
Na segunda etapa do programa, as 15 empresas com melhores oportunidades no mercado seguem para a Missão de Imersão com atividades presenciais e online. Nessa fase, além de aprofundar a capacitação com consultores e mentores experientes, e ainda com o suporte do serviço de matchmaking, e com mentores especializados no mercado de Chicago, os empreendedores irão visitar ambientes de inovação e interagir com alguns dos principais atores do cenário de empreendedorismo inovador. Ainda, têm a possibilidade de apresentar presencialmente seus negócios para investidores.
Para a Missão Follow-Up, são apoiados até cinco negócios inovadores que apresentarem um projeto sólido de retorno ao mercado. O objetivo nessa terceira etapa do programa é estimular as empresas a planejarem seu regresso ao mercado e aprofundarem os relacionamentos e oportunidades de negócios, com o apoio de serviço de matchmaking para a realização de mais agendas de negócio em Chicago e, também, auxílio do Consulado do Brasil em Chicago e do Escritório da ApexBrasil nos Estados Unidos.
.
É pré-requisito para a inscrição no programa a apresentação de pitch no idioma inglês. As startups selecionadas para o StartOut são avaliadas pelo grau de inovação, mapeamento do mercado de destino, maturidade para inserção internacional e pela competência técnica, financeira, de vendas e experiência na área internacional da equipe.
O ecossistema de negócios em Chicago
Chicago é um dos mais importantes centros financeiros do mundo, com um cenário de tecnologia vibrante, que ajudou a desenvolver gigantes como a Groupon e Peapod. O ano de 2021 foi importante para o crescimento tecnológico da cidade. Durante os três primeiros trimestres do ano, seu ecossistema de inovação captou mais de US$ 5.5 bilhões – quase o dobro do mesmo período de 2020. Este cenário contribuiu para o crescimento de 12 unicórnios (startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão).
Sobre o StartOut Brasil
O StartOut Brasil é um programa de apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. Realizado pelo Ministério da Economia, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o programa já passou por Nova York, Bogotá-Medellín, Buenos Aires, Paris, Berlim, Miami, Lisboa, Santiago, Toronto, Boston e Xangai.
Calendário:
Missão Virtual – 19/07 a 13/09
Missão de Imersão – 20/09 a 18/11
Missão Follow-up – 10/01/23 a 30/04/23
Fonte: Agência Sebrae