A versão premium do aplicativo de mensagens instantâneas terá recursos adicionais exclusivos para os assinantes pagos.
Em comunicado oficial o Telegram anunciou que irá disponibilizar um plano para assinantes pagos com recursos diferenciados e exclusivos. Em seu canal na própria plataforma, Pavel Durov confirmou que os recursos atuais disponíveis aos usuários gratuitos serão mantidos. Eventualmente alguns novos recursos também serão disponibilizados na versão gratuita. A versão premium ´que terá novidades e incrementos além daqueles na versão gratuita.
O objetivo do Telegram com essa nova opção de uso é atender a demandas que exigem recursos muito mais avançados e que consomem espaço de armazenamento e tráfego de dados. Ainda não estão bem claros quais serão os limites ampliados de uso na versão paga, mas ela deve começar a ser comercializada ainda em junho. O valor do plano Premium também não foi divulgado.
Ainda que o Telegram já seja monetizado por publicidade nos canais desde 2020, a conta não está fechando. O novo modelo de monetização também busca equilibrar o faturamento da plataforma ao mesmo tempo em que cobre os custos operacionais mais elevados das demandas por maior número de usuários nos canais.