Até o início de 2020 o assunto telemedicina estava mais para uma teoria duvidosa do que para uma aplicação real. No entanto a pandemmia de Covid-19 acelerou uma série de questões tecnológicas e comportamentais, entre elas o atendimento médico remoto. Ainda em meados de 2020 a telemedicina foi oficializada e regulamentada pelo governo federal e começou a oprar, ainda que com desafios a compreender. A consulta online passou a ser uma alternativa mais prática e rápida de fornecer orientação médica e atendimento à população visando a redução da circulação e aglomeração de pessoas em consultórios e hospitais.
Após pouco mais de 1 ano dessa regulamentação os números são expressivos: 63% dos centros médicos estão oferecendo atendimento médico remoto. Essa informação vem da pesquisa Panorama das Clínicas e Hospitais 2022, realizada pela Doctoralia em parceria com TuoTempo. Muitas clínicas e hospitais se viram forçados á digitalização das operações e se movimentaram rapidamente. Além da consulta virtual, o pré atendimento por WhatsApp vem se destacando e já é um meio de agendamento oferecido por 75% das clínicas entrevistadas. Em relação ao uso de formas digitais para melhorar a experiência do paciente, o agendamento de consultas é o principal serviço utilizado pelos médicos, sendo citado por 61% deles.