Após a conclusão do leilão para as faixas de 5G e a definição dos players que irão operacionalizar essa nova banda, se iniciou a corrida para construir a infraestrutura necessária. e ela não será simples, pois o prazo estabelecido pela Anatel é até julho de 2022 para início das primeiras operações. A TIM definiu que na fase inicial utilizará equipamentos da Ericsson e da Huawei, os quais já são fornecedores da operadora. em um segundo momento de ampliação ainda poderá contar com outros fornecedores.
A rede 5G está sendo implementada principalmente na faixa de 3,5 GHz, mas a velocidade do projeto depende da entrega do espectro hoje utilizado para a transmissão de TV via satélite na banda C. Por sua vez, o espectro em 2,3 GHz adquirido pela TIM nos mesmo leilão será usado inicialmente para offload do 4G e, posteriormente, para offload do 5G.
O CTIO da TIM informou que os assinantes da operadora não precisarão trocar seus SIMcards para acessarem a rede 5G. Embora algumas das novas funcionalidades de segurança trazidas pelo 5G demandam a troca do chip, o acesso à rede poderá ser feito com os SIMcards atuais.