TJMA é destaque em desempenho do sistema Codex
Um ano após sua implantação no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o sistema Codex alcançou seu ápice com 100% do acervo de processos e documentos processados, o que lhe concedeu uma posição de destaque no ranking dos Tribunais de melhor desempenho, ficando atrás somente do Tribunal Justiça de Rondônia (TJRO), criador do Codex.
O sistema permitirá a construção de novos produtos digitais, a elaboração de pesquisas mais sofisticadas para o apoio à jurisdição, além do incremento de pesquisas na área da Inteligência Artificial (IA).
Além disso, o Codex funcionará como uma espécie de central de armazenamento de informações processuais que poderão ser atualizadas em diversas aplicações.
A ferramenta foi criada pelo Programa Justiça 4.0, é fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça, o Conselho da Justiça Federal e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
TJMA 100% DIGITAL
Todos os 1.044.773 processos judiciais que tramitam no Poder Judiciário do Maranhão – tanto na primeira, quanto na segunda instância – já são digitais e correm exclusivamente pelo sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe). A marca atingida no dia 29 de abril de 2023 teve seu início em 2019, quando foi dado o start na digitalização e migração dos processos judiciais no Judiciário maranhense.
Com o projeto, foram digitalizados e migrados ao PJe, 395.411 processos judiciais do Primeiro Grau e 14.891 processos judiciais no Segundo Grau.
Fonte: TJMA
Autor
Portal Direito na Era Digital reúne informações sobre inovação, métodos, estratégias, tecnologias e digitalização para escritórios de advogados obterem sucesso em sua jornada no Direito 4.0