TJMG tem 90% dos processos virtualizáveis já digitalizados
Falta pouco para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais digitalizar toda a base processos físicos — cíveis e criminais — possíveis de serem virtualizados. A área criminal também está em andamento e já conta com mais de 70% dos processos em digitalização.
As 297 comarcas do estado mineiro contam com 70 unidades judiciárias de primeiro grau, onde 44% estão com todos os processos cíveis digitalizados.
A meta de digitalizar todo o acervo de processos virtualizáveis até junho de 2022, estabelecida pela atual gestão, está alinhada com o Juízo 100% Digital, lançado pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, em outubro de 2020. O Juízo 100% Digital prevê que todos os atos processuais sejam realizados exclusivamente por meio eletrônico e de maneira remota. As partes devem requerer a tramitação de forma virtual e, em caso de consenso, desde a intimação até as audiências as etapas devem acontecer por meio digital.
A virtualização dos processos físicos começa com a digitalização dos processos de papel. Em seguida, os arquivos digitais são indexados, gerando arquivos menores, com as peças de cada processo. Já na secretaria, os processos são lançados no sistema PJe, passando a tramitar por esse sistema. Após a transformação dos processos físicos em digitais, eles passam a tramitar no sistema Processo Judicial eletrônico (PJe). Os resultados alcançados pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais são imensuráveis e representam um novo paradigma para o Judiciário mineiro, com potencial para reverberar em todo o país.
Fonte: https://www.cnj.jus.br/justica-de-minas-gerais-digitaliza-mais-de-90-dos-processos-virtualizaveis/
Autor
Portal Direito na Era Digital reúne informações sobre inovação, métodos, estratégias, tecnologias e digitalização para escritórios de advogados obterem sucesso em sua jornada no Direito 4.0