TJSP sedia debates sobre Justiça 4.0 e Plataforma Digital
O Tribunal de Justiça de São Paulo sediou, na tarde de ontem (30), encontro para discutir ações ligadas ao Programa Justiça 4.0 e à Plataforma Digital do Poder Judiciário. O evento, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo TJSP, aconteceu no Tribunal do Júri, no Palácio da Justiça. Foi transmitido ao vivo para servidores do CNJ, em Brasília, que também fizeram apresentações de forma remota.
O secretário-geral do CNJ, juiz Valter Shuenquener, falou em “nova realidade tecnológica da Justiça brasileira”. “É uma aposta na importância da cooperação, da colaboração entre todos os tribunais para o desenvolvimento das ferramentas que serão utilizadas no futuro pelo Poder Judiciário brasileiro. Essa união de esforços com o TJSP é fundamental para o êxito das iniciativas em nível nacional”, afirmou.
“Graças ao CNJ, temos conseguido superar muitos obstáculos. E, tenho certeza que, em breve, com a integração, com esse conceito muito mais amplo e moderno. Chegaremos a um ponto de excelência na Justiça do país”, falou o presidente da Comissão de Assuntos de Informática do TJSP, desembargador Rubens Rihl Pires Corrêa.
“Para nós, é uma honra recebê-los”, disse o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, ao proferir as boas-vindas. “Estamos numa sala histórica, num prédio tão tradicional, discutindo algo tão moderno, que é a informática, o processo eletrônico. E tudo que se traduz em termos de facilidades da administração jurisdicional”. Analisou, discorrendo em seguida sobre o histórico dos avanços tecnológicos no TJSP.
Debates sobre a transformação da realidade
Dando início aos debates, o juiz auxiliar da Presidência do CNJ Fábio Porto falou em “transformação da realidade”. “Estamos construindo um futuro melhor para a nação. É indiscutível que o TJSP. Cm toda sua expertise, dimensão e capacidade de produção – tem muito a acrescentar a todo o Judiciário nacional a partir de experiências jurídicas e acadêmicas. Mas também de gestão, tecnologia da informação e governança. É um marco, um feito histórico que estamos vivendo aqui hoje”, declarou.
Também juiz auxiliar da Presidência do CNJ, o magistrado Anderson Paiva disse que “eventos como esse disseminam conhecimento e renovação. E têm papel significativo, não só para delinear políticas públicas. Mas também para compartilhar conhecimento, pensando no nosso destinatário final, que é o cidadão”.
Também estiveram da mesa de trabalho os juízes auxiliares da Presidência do CNJ Dorotheo Barbosa e João Azambuja. E os juízes assessores da Presidência do TJSP Ana Rita de Figueiredo Nery e Felipe Esmanhoto Mateo. Acompanhando, compareceram servidores do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP); os secretários do TJSP Marco Antonio Lopes Samaan (Tecnologia da Informação/STI) e Vanessa Cristina Martiniano (Primeira Instância/SPI); e servidores da Corte paulista.
Fonte: TJSP
Autor
Portal Direito na Era Digital reúne informações sobre inovação, métodos, estratégias, tecnologias e digitalização para escritórios de advogados obterem sucesso em sua jornada no Direito 4.0