Transformação Digital no Censo 2022
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou o novo Censo para agosto de 2022 e as inovações proporcionadas pelas tecnologias digitais.
As entrevistas realizadas pelo recenseadores irão utilizar mais de 180 mil dispositivos móveis de coleta (DMCs). tratam-se de smartphones Android personalizados fornecidos pela fabricante Positivo, a qual venceu a licitação realizada ainda no final de 2019. A operadora a ser utilizada para os dados móveis ainda não foi definida.
Estes smartphones adquiridos exclusivamente para o Censo 2022 irão utilizar recursos de georreferenciamento tanto para segurança das informações quanto para melhoria operacional.
As coordenadas geográficas de cada domicílio visitado serão registradas e gravadas em um banco com dados com todo o caminho percorrido por cada recenceador. Com essa medida evita-se que algumas residências sejam ignoradas, pois o supervisor poderá identificar e questionar o recenseador. Segundo o IBGE, o objetivo é garantir a ampla cobertura de todo o território nacional sem esquecer de nenhuma residência.
Ainda como requisito de segurança, os dispositivos móveis utilizados na coleta de dados terão um chatbot a fim de auxiliar o agente e tirar dúvidas diversas que podem surgir na entrevista. No caso de um recenseador ter o seu dispositivo roubado, as informações daquele aparelho serão destruídas assim que o aparelho for conectado à alguma rede. Para garantir a preservação dos dados em qualquer situação, haverá backups dentro do DMC e também backups incrementais no servidor.
A transmissão dos dados coletados será realizada de forma instantânea dos dispositivos para os servidores. Para isso será utilizada a infraestrutura Microsoft Azure com os principais data centers no Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, existem data centers de menor porte (CPDs) em cada unidade da federação.
Alternativamente o cidadão poderá optar por preencher o seu censo on-line, ocasião na qual o recenseador irá fornecer um link e a chave de acesso por e-mail e por SMS. com tanta digitalização, a meta é de que as primeiras publicações saiam cerca de dois ou três meses após o período de coleta.
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