Transformação Digital é uma jornada que tem inicio, mas não tem fim. Esta afirmação se comprova ao constatar a implementação do Programa Justiça 4.0 no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O projeto se iniciou em março deste ano com a adoção do Balcão Virtual de Atendimento nas unidades judiciais de 1º grau, passando para o atendimento em 2º grau no mês de maio, quando já contava com mais de 100 mil atendimentos.
No mesmo período o TRF-1 implementou também o Juízo 100% Digital para a tramitação de processos, de modo que todos os atos processuais são realizados eletronicamente, sem precisar haver presença física das pessoas envolvidas. Dando continuidade ao projeto, em outubro foi a vez dos Núcleos de Justiça 4.0 para tratar de temas específicos e para atuar como apoio operacional aos processos que tramitam no Juízo 100% Digital.
O Plano de Ação para esse projeto do TRF-1 ainda consiste de implementação do Comitê Gestor da Plataforma Digital do Poder Judiciário, até 7 de março de 2022; atualização do PJe Nacional, até 6 de julho de 2022; instalação do Codex, até 2 de março de 2022; e implantação do Núcleo de Justiça 4.0, até 16 de março de 2022.