Na tarde desta sexta feira (21) a Acesso teve falhas no sistema de segurança, a qual acarretou em vazamento de dados vinculados a 160.147 chaves do Pix que estavam sob responsabilidade do banco digital. segundo a instituição apenas dados cadastrais foram vazados, enquanto dados sensíveis como senhas, saldos e histórico de movimentações se mantiveram preservados. Dessa forma os dados obtidos pelos criminosos não podem ser utilizados diretamente para golpes.
O Banco Central afirma que as vítimas do vazamento serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou internet banking da instituição em que a chave está cadastrada. O BC notificou também que está apurando o caso, e que aplicará medidas de sanções que estão previstas na regulação atual do Pix.
Esta é a segunda ocorrência de vazamento de dados por parte da empresa Acesso Soluções de Pagamento, responsável pela gestão dos dados referentes ao Pix. Uma vez que a ocorrência envolve privacidade de dados, automaticamente se configura como cibercrime, portanto deveriam ser ativados os mecanismos de vigilância da ANPD, entidade que zela pela Lei Geral de Proteção de Dados. Até o momento essa entidade não emitiu nenhum comunicado oficial.