A inovação chegou ao Direito!
O conjunto de novos conceitos, métodos e tecnologias que estão transformando o mercado jurídico ganhou o rótulo de Direito 4.0 em alusão à transformação digital típica da quarta revolução industrial em curso. Nesse contexto o Direito, sempre posicionado como uma área conservadora, se tornou um ambiente convidativo à inovação.
Curiosamente esses novos termos e práticas que se instalaram nos escritórios de advocacia, departamentos jurídicos e até no sistema judiciário vêm de outras áreas como gestão, tecnologia e marketing. Dessa forma estão impulsionando significativamente uma mudança sem precedentes a todos os operadores do Direito. Ignorar esse movimento não é uma opção para advogadas e advogados.
O nascimento de um espaço dedicado ao Futuro da Advocacia
Atento a essa dinâmica o escritório Caminha Barbosa & Siphone Advogados se valeu de sua expertise em inovação tecnológica para fomentar duas LegalTechs: a Juristec+ e o Vitta – Visual Law Studio. O crescimento dessas startups gerou um relacionamento consistente com outros stakeholders e desse “caldeirão de ideias” surgiu a proposta de explorar novas formas de pensar sobre o Direito e liderar o caminho para o futuro da advocacia. Era a concepção do Dhub.
Nas palavras do idealizador Rui Caminha “esse espaço nasceu para abrigar pessoas loucas e apaixonadas por Direito, Design e Digital. Daí o nome: Dhub. Um hub de ideias, de inovações e, principalmente, de pessoas”. O propósito é justamente estimular o pensamento disruptivo e a troca de conhecimento.
O espaço foi oficialmente inaugurado em agosto, mas já possui iniciativas importantes no sentido de estimular a inovação no mercado jurídico. Em termos de conteúdo, o Dhub já conta com alguns artigos de blog focados no tema de inovação, um Canal YouTube com vídeos relevantes, materiais ricos como ebooks e um recém lançado podcast Dhub Talks.
Networking e parcerias para inovação no Direito
A transformação digital traz consigo um ambiente de alta complexidade em todos os setores da sociedade. Isso significa questões e demandas mais desafiadoras que não podem ser resolvidas com a lógica do passado. Nesse cenário se torna imprescindível a participação ativa de empresas e entidades com o intuito de buscar soluções atuais às novas questões que impactam os mercados.
Para isso é fundamental a formação de parcerias e até iniciativas de inovação aberta que promovam formas mais eficazes e produtivas de realizar as tarefas cotidianas. O espaço idealizado para o Dhub tem como função realizar eventos diversos que promovam networking entre diversas entidades do mercado e incentivem parcerias frutíferas.
Colocando em prática essa premissa, o Dhub já vem consolidando relacionamentos promissores com a Thomson Reuters, CLOB – Comunidade de Legal Ops Brasil, Benner, Linte e FutureLaw. A promissora parceria entre essas LegalTechs já realizou eventos como um MeetUp Pré Fenalaw e o Podcast “Legal Operations: por onde começar” apresentado por Carol Hannud.
Para sediar estas e outras atividades o Dhub tem uma estrutura bem elaborada e multiuso. Seu andar térreo conta com lounges bem decorados, um estúdio profissional para gravação de podcasts e um bar temático inspirado na cidade de São Paulo. Já no andar superior estão alocadas as empresas do grupo, uma sala de reunião, uma área versátil para diversos tipos de dinâmicas e um lounge externo com área gourmet. Esse espaço acolhedor é totalmente gratuito para iniciativas relacionadas à inovação na Advocacia.
Novos Projetos para o Ecossistema de Inovação
A inovação típica do Direito 4.0 não ocorre somente dentro dos escritórios e departamentos jurídicos. Ela vem sendo impulsionada por uma geração de startups focadas em diversas práticas e tecnologias jurídicas. As LegalTechs estão promovendo a Transformação Digital no Direito em ritmo bastante acelerado.
Os focos de atuação das LegalTech estão em soluções bastante específicas e de fundo tecnológico muito avançado. O objetivo dessas startups consiste em identificar demandas, deficiências e dificuldades do tanto do universo jurídico quanto das esferas do judiciário. Ou seja, promover inovação.
O cenário é complexo, pois traz ao mercado uma série de conceitos, funcionalidades e recursos que a imensa maioria dos advogados não está familiarizada. Tal mudança vai exigir dos operadores do Direito uma nova mentalidade no que se refere à prática jurídica. Advogar será muito diferente nos próximos anos. Obter informações e soluções de qualidade será indispensável para a sobrevivência de advogadas e advogados.
Diante dessa realidade o Dhub já pensa em novos projetos para difundir conhecimentos e promover soluções inovadoras. A produção própria de conteúdo deve se iniciar a partir de 2024. A busca por parcerias será intensificada a fim de estimular a colaboração e a inovação no mercado jurídico.
As expectativas são ousadas e o propósito do Dhub é relevante. Com isso, tanto a comunidade jurídica quanto a cidade de São Paulo ganham um importante espaço para impulsionar a nova Era do Direito.
SERVIÇO
Dhub Legal Space
- (11) 3035-3160
- dhuboficial@gmail.com / agnis.monfredini@cbcsadvogados.com
- https://cbsadvogados.com.br/category/dhub/
- https://www.linkedin.com/company/dhuboficial/about/
- Rua Camargo, 440X – Butantã – São Paulo/SP (a poucos metros do metrô Butantã)