Verbetes, Conceitos e Definições de termos que todo Advogado do Futuro precisa conhecer para atuar no Direito 4.0 !
A
ACCOUNTABILITY: conceito amplo que contempla algumas práticas como responsabilidade com ética, prestação de contas a instâncias controladoras e autoavaliação da obra feita.
ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE CNJ, STJ e TST: promove o intercâmbio de soluções tecnológicas de uso comum entre os tribunais, evitando despesas com o desenvolvimento de módulos, programas e aplicativos já existentes e em operação por instituições do Judiciário.
ADVOCACIA 4.0: digitalização dos processos internos em todas as áreas de um escritório de advocacia com o objetivo de otimizar tempo, reduzir custos, melhorar produtividade e elevar a qualidade dos serviços.
ADVOGADO DO AMANHÃ: termo cunhado pelo professor e pesquisar Richard Susskind em seu livro “Tomorrow’s Lawyers: An Introduction to Your Future”.
API: Application Programming Interface, permite que um programa possa interagir com outro pedaço de software.
ANÁLISE PREDITIVA: modalidade de processamento e função matemática aplicada sobre dados para interpretá-los e identificar padrões a fim de fornecer previsões de cenários possíveis e tendências sobre a questão analisada.
ANALYTICS: Uso de ferramentas analíticas para tomar decisões estratégicas com base em dados.
ASSESSORIA DE IMPRENSA: É um dos instrumentos de Comunicação desenvolvido para as organizações, e insere-se nas atividades de comunicação e jornalismo. Sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre pessoas físicas, entidades, empresas ou órgãos públicos com a imprensa.
ASSINATURA DIGITAL: uma espécie de identidade no mundo virtual com a qual é possível firmar compromissos em documentos digitais com tecnologia capaz de identificar o seu emissor utilizando diferentes recursos de criptografia para conferir maior segurança e integridade na emissão de documentos eletrônicos.
AUTOMAÇÃO: mecanismo ou sistema que opera processos e tarefas operacionais repetitivas, porém possui recursos de inteligência que o permite alterar a forma como a tarefa é executada.
AUTOMATIZAÇÃO: Transfere processos e tarefas operacionais repetitivas para máquinas, mas ainda depende de monitoramento ou intervenção humana em algum momento para que as atividades sejam realizadas.
AUTOMAÇÃO DE DOCUMENTOS: Uso de software para criar e gerenciar documentos legais de forma eficiente.
AVATAR: Foto ou desenho animado usado para representar um indivíduo num chat, fóruns, jogos, redes ssociais ou num site.
B
B2B: Business to Business: Relativo ao comércio eletrônico realizado por empresas entre si.
B2C: Business to Consumer: relativo ao comércio eletrônico realizado entre empresas e consumidores.
BALCÃO VIRTUAL DO CNJ: canal onde o usuário terá acesso direto ao atendimento realizado pela Secretaria Processual do Conselho Nacional de Justiça e será possível obter informações sobre o ajuizamento de procedimentos no Conselho Nacional de Justiça e sobre os processos em trâmite no sistema PJe, sem necessidade de atendimento presencial na sede do CNJ.
BANI: Acrônimo de Brittle (Frágil), Anxious (Ansioso), Nonlinear (Não linear) e Incomprehensible (Incompreensível).
BANCO DE DADOS: Também chamados de Bases de Dados, são coleções organizadas de informações (dados) que se relacionam de forma a criar um sentido e dar mais eficiência durante uma pesquisa ou estudo.
BASE NACIONAL DE DADOS DO PODER JUDICIÁRIO – DATAJUD; fonte primária de dados do Sistema de Estatística do Poder Judiciário responsável pelo armazenamento centralizado dos dados e metadados processuais relativos a todos os processos físicos ou eletrônicos, públicos ou sigilosos dos tribunais participantes.
BIG DATA: Em tecnologia da informação, Big data se trata de um conceito, no qual o foco é o grande armazenamento de dados e maior velocidade.
BLOCKCHAIN: São redes descentralizadas na internet que gravam e armazenam blocos de informações de forma segura, confiável, inalterável e verificável. As aplicações de blockchain envolvem todos os tipos de ativos digitais como criptomoedas, tokens e smartcontracts; bem como fornecem infraestrutura para ambientes de computação compartilhada e realidades virtuais.
BRANDING: É o conjunto de ações relativas à administração de marcas. São tarefas voltadas para os processos de desenvolvimento, criação, lançamento, fortalecimento, reciclagem e expansão da marca. Estas tarefas visam criar e explicitar valores tangíveis e intangíveis, construir uma identidade sólida, gerar confiabilidade e, por fim, dar à marca uma boa imagem que reflita um caráter responsável e assegure que a marca ocupe um lugar privilegiado no mercado e na mente dos consumidores.
BUSINESS INTELLIGENCE / BI: Compilação de informação primária e secundária acerca da concorrência, mercados, clientes e outra informação comercial relevante.
C
CAPTCHA: Figuras que contêm letras ou números com os caracteres desalinhados ou borrados. O Captcha é utilizado para diferenciar se a ação esta sendo feita por um humano ou por um robô. Geralmente, eles são usados em sites que necessitam de um cadastramento para acesso.
CAPITAL INTELECTUAL: É composto pelas habilidades e conhecimentos das pessoas, pela tecnologia, pelos processos ou pelas características específicas de uma organização. Os dados trabalhados se transformam em informação. A análise da informação produz o conhecimento. O conhecimento utilizado, de maneira organizada, como forma de incrementar o acervo de experiências e a cultura da organização, se constitui o capital intelectual.
CERTIFICADO DIGITAL: identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa que funciona como uma carteira de identificação virtual e permite assinar documentos à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho.
CHAT: Do inglês chit and chat (bate-papo), a palavra chat na Internet, significa lugar onde as pessoas batem papo, geralmente dividido por temas ou assuntos de interesse.
CHATBOTS: Robôs de atendimento automatizado por meio de programas de computador que interagem por chat.
COCRIAÇÃO: prática de aproximar clientes, fornecedores e mesmo concorrentes com o objetivo de criar soluções que sejam mais baratas e eficientes para o consumidor final ao mesmo tempo em que promove uma melhoria em todo a cadeia produtiva.
COMPLEXIDADE: pode ser definida como muitas coisas simultâneas acontecendo num sistema, num todo. E quanto mais coisas e maior a interação entre elas, maior a complexidade desse sistema. E quanto maior a complexidade, menos controle e previsibilidade se tem sobre o tal sistema.
COMPLIANCE: conjunto de disciplinas a fim de cumprir e se fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa.
COMPUTAÇÃO EM NUVEM / CLOUD COMPUTING: conceito de utilização de sistemas e ou infraestrutura tecnológica de forma compartilhada, de acordo com a necessidade do usuário e por meio da Internet. O armazenamento de dados e infraestrutura fica no provedor dos serviços em nuvem e pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora.
CONECTIVIDADE: disponibilidade de um dispositivo para ser conectado a outro ou a uma rede.
CONTRATO DIGITAL: documento de formalização efetuado por duas ou mais pessoas de maneira digital. Por isso, dispensa a necessidade de impressão de documentos ou de ser validado com a assinatura feita à mão.
CONTRATOS INTELIGENTES: Códigos auto executáveis baseados em blockchain que automatizam a execução de cláusulas contratuais.
CONTROLADORIA JURÍDICA: É a área responsável pela gestão da produção jurídica. Utilizando a controladoria jurídica se consegue organização e controle sobre a produção jurídica de processos e prazos. Para isso a disciplina padroniza alguns critérios e boas práticas em procedimentos de rotina, bem como na gestão de informações e dados.
CONVERGÊNCIA DIGITAL: concentração de funções em um único dispositivo pessoal como o smartphone.
CONVERSÃO: Uma meta que pode ser estabelecida para ser realizada pelo visitante nos canais digitais. Ela pode ser uma venda em um site, preencher um cadastro, assistir a um vídeo, baixar um ebook etc.
COOKIE: Um arquivo registrado no disco rígido do computador que identifica o usuário desse browser. Existem dois tipos de cookies, as persistentes e as sessões. As primeiras permanecem no computador do internauta até que este as apague ou expirem. As sessões são temporárias e apagam-se quando o browser se desliga.
COOPETIÇÃO: estratégia de negócios baseada na Teoria dos Jogos que busca combinar as características tanto da cooperação quanto da competição. Nesse cenário os jogadores são a empresa, seus clientes, seus fornecedores, seus concorrentes e os serviços complementares. Todos eles formam uma Rede de Valores dinâmica.
CONSULTORIA: serviço no qual um especialista auxilia o empresário a detectar problemas, formular soluções e implementar processos que levem aos objetivos propostos.
CRIME CIBERNÉTICO / CYBRCRIME: uma atividade ilícita e/ou criminosa que tem como alvo ou faz uso de um computador, uma rede de computadores ou um dispositivo conectado em rede.
CRIPTOATIVOS: são Ativos Virtuais, protegidos por criptografia, que geram uma representação digital dos valores transacionados em registros digitais, cujas operações são executadas e armazenadas em uma rede de computadores descentralizada.
CRIPTOMOEDAS: Categoria de criptoativos peer-to-peer nativos de redes Blockchain descentralizadas específica que podem ser utilizados como um meio para transações e/ou para armazenamento de valores.
CRM: Customer Relationship Management: Gestão de relacionamento com o cliente, é o conjunto de metodologias que tem como meta manter e melhorar os relacionamentos lucrativos e duráveis com os clientes de uma marca. Os softwares de CRM possuem ferramentas para armazenar e administrar os dados dos clientes.
CROWDFUNDING: consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa. O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para os mais diversos tipos de projetos.
CROWDSOURCING: é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários, geralmente espalhados pela Internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias, assim como também para gerar fluxo de informação.
CULTURA ORGANIZACIONAL: conjunto de hábitos, crenças, valores e comportamentos dentro de uma empresa. Essa “identidade” inclui as expectativas, experiências e filosofia da organização, bem como os valores tácitos que orientam o comportamento dos membros e são expressos na autoimagem, no funcionamento interno, nas interações com o mundo externo e nas expectativas futuras.
CUSTOMER CENTRICITY: o conceito de cliente no centro das relações comerciais busca oferecer uma ótima experiência ao consumidor desde que ele tome consciência da Marca até a efetivação da compra de um produto ou serviço.
CUSTOMER EXPERIENCE: a experiência do cliente do começo ao final da jornada de compra
CUSTOMER SUCCESS: fidelização do cliente por alcançar os resultados desejados
CYBERMEDIAÇÃO: Processo mercadológico onde se substitui intermediários físicos por digitais.
D
DAO: Organização Autônoma Descentralizada – organização representada por regras codificadas, como um programa de computador transparente. Ela é controlada por seus membros e não influenciada por um governo central. Como as regras são incorporadas ao código, não há necessidade de gerentes, eliminando assim qualquer burocracia ou obstáculos hierárquicos.
DATA DRIVEN: pode ser traduzido como negócios orientados a dados. Data Driven é uma mentalidade focada na análise de dados com o objetivo de construir uma base sólida de informações e obter insights que promovam a obtenção de conhecimento e facilitem a tomada de decisões.
DATA ANALYTICS: Análises de dados. É uma das etapas de Business Intelligence.
DATA MINING: Extração de informação de uma base de dados que permite a previsão através de análise estatística, para encontrar padrões e outras informações.
DATA PROTECTION OFFICER (DPO): Profissional encarregado de garantir a conformidade com leis de proteção de dados.
DATA VISUALIZATION: Formas de visualização dos grandes volumes de dados e informações de um sistema, tais como relatórios, gráficos, infográficos e dashboards.
DESCENTRALIZED FINANCE (DeFi): ambiente financeiro não centralizado que contempla serviços financeiros em blockchains públicas.
DESINTERMEDIAÇÃO: Processo mercadológico onde se elimina etapas da Cadeia de Suprimentos.
DESMONETIZAÇÃO: Refere-se a diversos aspectos da Economia digital, tais como: a) novos métodos de pagamento proporcionados pelos meios digitais; b) ausência de meios físicos para pagamentos; c) um tipo de escambo digital quando substitui a propriedade pelo direito de uso; d) redução do consumo ao privilegiar o compartilhamento, reciclagem, trocas e divisões de bens; e) redução do custo marginal de produção até que fique próximo a zero.
DIGITAL TWIN: réplica virtual, completamente fiel a um objeto físico, de modo que esse modelo digital seja capaz de fornecer todas as perspectivas e dados importantes sobre a utilização do item original.
DIGITALIZAÇÃO: transferir tarefas e fluxos operacionais para os meios digitais ao mesmo tempo em que se adota uma nova mentalidade, novos processos e novos hábitos em relação aos controles.
DIREITO 4.0: Conjunto de métodos, técnicas, processos e tecnologias utilizados na digitalização dos escritórios de advocacia. A Transformação Digital forçou as bancas jurídicas a adotarem práticas de inovação, tecnologias de automação e uma visão empresarial estratégica com foco nos clientes.
DISRUPÇÃO: quando uma empresa modifica severamente toda a Cadeia de Valor de um mercado a partir de um Modelo de Negócios Assimétrico que entrega muito mais valor aos clientes. Com isso a empresa cria e ocupa novos espaços de Mercado mesclando setores até então impensáveis e os concorrentes não conseguem competir diretamente.
DOMÍNIO: Sistema de endereçamento da internet constituída por uma sequência de nomes separados por pontos.
E
E-MAIL: Abreviatura de electronic-mail, ou correio eletrônico. Serviço que proporciona a troca de informações on- line à distância.
E-MAIL MARKETING: É um e-mail com objetivo comercial, de vender ou divulgar alguma promoção, produto ou serviço, ou mesmo levar uma informação ao cliente.
EARLY ADOPTER: Pessoa ou empresa que adota novas tecnologias muito cedo, no lançamento de um produto ou serviço, algumas vezes até antes do previsto, como no caso de softwares que disponibilizam versões beta para testes.
ECONOMIA COMPARTILHADA / ECONOMIA GIG: confluência de fatores econômicos, políticos e sociais no qual se abre mão das relações trabalhistas formais, das longas carreiras em uma única área, dos ambientes fixos de trabalho ao mesmo tempo em que se valoriza o propósito, as softskills, a diversidade e o aprendizado contínuo ao longo da vida.
ERP – Enterprise Resource Planning: É o software de gestão utilizado para integrar todos os departamentos de uma empresa e consolidar dados de tal forma que estes se tornem informações para dar suporte às tomadas de decisão.
E-SAJ: solução do TJSP que visa facilitar a troca de informações e agilizar o trâmite processual por meio de diversos serviços WEB voltados para os advogados, cidadãos e serventuários da justiça.
ESG: conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se a operação de uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada de acordo com os três pilares: • Environmental (Meio ambiente), Social e Governance (Governança).
ESTATÍSTICA: Conjunto de fatos numéricos respeitantes a um fato social. Conjunto de métodos para planejar experimentos, obter dados, organizar, resumir, apresentar, analisar, interpretar dados e tirar conclusões neles baseadas.
ESTRATÉGIA: Resultado de estudo analítico, que define a forma de se alcançar objetivos e/ou metas específicas, aplicando meios e recursos disponíveis, pelo máximo aproveitamento das condições favoráveis.
ÉTICA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Questões éticas relacionadas ao uso de IA no campo jurídico, incluindo preconceitos algorítmicos.
EXPONENCIAL: função matemática que segue uma progressão geométrica.
F
FIGITAL: integração do mundo físico com o mundo digital, demonstrando que a utilização de um não exclui o uso do outro.
FINANCIAMENTO DE LITÍGIOS: terceiros financiam uma das partes em uma demanda judicial, assumindo o risco de não reaver os valores em caso de derrota no litígio.
FUTURISMO: disciplina que utiliza metodologia cientifica para analisar passado e presente a fim de identificar possíveis cenários futuros.
G
GESTÃO LEGAL / GESTÃO JURÍDICA: ramo da gestão especializado no mercado jurídico. Abrange as áreas de Administração, Finanças, Recursos Humanos, Atendimento, Marketing e Proepecção Ética.
GOVERNANÇA: consiste em um sistema por meio do qual instituições são dirigidas, monitoradas e estimuladas, abrangendo os relacionamentos entre sócios, diretorias, órgãos de fiscalização e controle, bem como demais partes interessadas.
GOVERNO DIGITAL: adoção de ferramentas, práticas e soluções que visem à entrega rápida e eficiente de serviços públicos, proporcionando melhor interação entre a sociedade e o Estado através dos canais digitais.
H
HARDSKILLS: habilidades técnicas diretamente ligadas ao desempenho operacional da profissão e ao uso das ferramentas necessárias.
I
IAAS – INFRASTRUCTURE AS A SERVICE / Infraestrutura como Serviço. permite que a empresa alugue uma infraestrutura de TI (servidores e máquinas virtuais, armazenamento, redes, sistemas operacionais e conectividade de rede sob demanda) de um provedor. Usando esse modelo de serviço, a empresa dimensiona como a cloud vai ser usada.
IDENTIDADE DIGITAL: identidade única de cada indivíduo, reunindo de forma dinâmica, segura e automatizada todas as informações de cadastro relevantes de uma pessoa e protegidas por um conjunto de chave pública e chave privada.
INDICADORES CHAVE DE PERFORMANCE (KPI): principal instrumento para mensurar os resultados de uma ação ou conjunto de ações em comparação com os objetivos e estratégias definidos em um planejamento.
INDÚSTRIA 4.0: Sinônimo de Transformação Digital e de 4ª Revolução Industrial, se caracteriza pela introdução de tecnologias e dispositivos inteligentes para automatizar os processos operacionais e estratégicos em um patamar bem acima do que a indústria está habituada.
INOVAÇÃO: Qualquer melhora incremental ou mudança significativa em produtos, serviços ou processos de um negócio que otimizam a produtividade e ao mesmo tempo geram valor para o cliente e/ou para o próprio negócio.
INOVAÇÃO JURÍDICA: Adoção de novas práticas e tecnologias para modernizar o sistema jurídico.
INSTANT MESSENGER: Aplicação que permite o envio e recebimento de mensagens de texto em tempo real entre computadores de duas ou mais pessoas. Alguns dos programas de mensagem instantânea também permitem o envio de arquivos e conversas com áudio e vídeo.
INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS: conexão de sistemas e subsistemas distintos para que trabalhem funcionalmente aliados e de forma automatizada.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA): máquinas e dispositivos que desenvolvem a capacidade de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e decidir logicamente sobre os fatos para resolverem problemas que, até então, só poderiam ser solucionados por humanos.
INTERNET: Infraestrutura de redes de computadores interligados mundialmente pelo protocolo de comunicação digital TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados atrvés de e-Mail, redes ponto a ponto, instant messengers, aplicativos para celulares e a world-wide-web, onde ficam os websites propriamente ditos.
INTERNET DAS COISAS / INTERNET OF THINGS (IoT): rede de objetos físicos incorporados a sensores, software e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet.
INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO: repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática a projetos sociais, culturais e ambientais de interesse público.
IP: Internet Protocol é um protocolo utilizado para trafegar os dados da Internet. O termo IP também é muito utilizado para referenciar o endereço IP, que é um número único que cada conexão de Internet possui. Exemplo: 200.152.147.56.
J
JUÍZO 100% DIGITAL: possibilidade de o cidadão valer-se da tecnologia para ter acesso à Justiça sem precisar comparecer fisicamente nos Fóruns, uma vez que todos os atos processuais serão praticados exclusivamente por meio eletrônico e remoto.
JURIMETRIA: Conjunto de técnicas para utilizar estatística aplicada ao Direito no sentido de tentar prever resultados e mapear probabilidades a partir de doutrinas e jurisprudências. É a disciplina resultante da aplicação de modelos estatísticos na compreensão dos processos, das decisões judiciais e dos fatos jurídicos. É um método que proporciona condições de análises descritivas, diagnósticas e preditivas mais profundas.
JUSTIÇA 4.0: Programa do CNJ focado em inovação e efetividade na realização da Justiça para todos. Trata-se de um conjunto de projetos, com o objetivo de promover o acesso à Justiça por meio de ações e programas desenvolvidos para o uso colaborativo de produtos que empregam novas tecnologias, automação e inteligência artificial na gestão administrativa e de dados processuais do Poder Judiciário brasileiro.
K
KANBAN: ferramenta de gestão de operações industriais ou gestão de projetos por métodos ágeis que utiliza quadros e cartões de sinalização identificando os processos e fluxos de tarefas.
KEYWORD: Palavra-chave. Refere-se a palavras ou termos utilizados nos pmecanismos de buscas como o Google.
L
LEGAL ANALYTICS: É uma aplicação prática de Business intelligence com foco no contexto dos ambientes jurídicos. São processos que utilizam dados e realizam análises quantitativas e qualitativas de forma a apresentar insights que vão ajudar os advogados e gestores jurídicos a obter estimativas de resultados em processos e mensurar a produção jurídica interna.
LEGAL DESIGN: Aplicação dos conceitos de design centrado em pessoas para tornar os serviços jurídicos mais humanos, utilizáveis e acessíveis. É uma forma de repensar como são entregues os produtos e serviços na área jurídica.
LEGAL HACKATHON: Evento onde profissionais de direito e desenvolvedores colaboram para criar soluções inovadoras para desafios legais.
LEGAL OPERATIONS: Conjunto de atividades de negócios, tecnologias, processos e pessoas que maximiza a capacidade de uma equipe jurídica, a qual atuará na expansão do negócio da banca.
LEGALTECH: Também chamadas de LawTechs são startups e empresas com modelo de negócio inovador focadas exclusivamente em prover ferramentas operacionais e soluções tecnológicas para o mercado jurídico.
LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. LEI Nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.
LIFELONG LEARNING: Aprendizagem flexível, autônoma, diversificada e disponível em diferentes tempos e lugares ao longo da vida. É uma busca contínua, voluntária e automotivada pela atualização do conhecimento, seja em âmbito pessoal, acadêmico ou profissional.
LITIGATION 4.0: novas formas de solução consensual de conflitos utilizando os recursos e tecnologias digitais.
LOW CODE: abordagem de desenvolvimento de software que requer pouca ou nenhuma codificação para construir aplicativos e processos.
LOWSUMERISM: movimento com o intuito de combater o consumismo exacerbado, propondo um estilo de vida mais consciente com a sustentabilidade econômica e ecológica.
M
MACHINE LEARNING / Aprendizado de Máquina: Conjunto de métodos, processos e algoritmos utilizados para “ensinar” as Inteligências Artificiais.
MARKETING JURÍDICO: Aplicação dos aspectos estratégicos e táticos do Marketing no contexto dos escritórios de advocacia, levando em conta as normas determinadas pelo Código de Ética e Disciplina e pelo Provimento 205/2021. Compreende desde o planejamento estratégico e gestão da marca jurídica até as ações promocionais e de prospecção ética utilizando os canais analógicos e digitais.
MEGATENDÊNCIAS: movimentos socioculturais que indicam novos hábitos e comportamentos e com isso influenciam as sociedades, a cultura, a economia a tecnologia, a comunicação, o entretenimento, a educação e o consumo. Essas influências perduram por períodos razoavelmente longos
MENTALIDADE DIGITAL / MINDSET DIGITAL: modo de pensar e desenvolver raciocínios específicos para promover a mudança intencional de conhecimentos, pensamentos, opiniões e crenças a respeito da gestão do escritório.
METAVERSO / MULTIVERSO: conjunto de ambientes e universos digitais interativos com simulações virtuais e experiências de imersão em tempo real que se fundem naturalmente com o mundo físico.
MÉTODOS ÁGEIS: nova abordagem ao modelo de gestão de projetos com foco no cliente final e utilizando iterações curtas em ciclos iterativos e incrementais, onde o resultado é medido através de produto pronto.
MÉTRICAS: Referem-se às fórmulas ou métodos de cálculo utilizados para quantificar os indicadores de desempenho e permitir as comparações com as informações pertinentes
MÍDIA DIGITAL: conjunto de canais e veículos de comunicação que utilizam o meio on-line para veicular informações e propagandas.
N
NEWSLETTER: Mensagem de e-mail enviada para um conjunto de usuários com o mesmo perfil, com o intuito de divulgar informações sobre a entidade emissora. Normalmente são solicitadas pelo próprio usuário através de subscrições e contam com sua permissão para o recebimento.
NET PROMOTER SCORE (NPS): medição do nível de satisfação do consumidor com produtos e serviços da empresa
NFTs: “non-fungible tokens” ou em português “tokens não-fungíveis”. São criptoativos digitais registrados e validados como únicos em uma rede blockchain. Esse registro (Token) funciona como um certificado de autenticidade e/ou de posse, então ele também permite que essa posse seja transmitida de maneira confiável entre usuários daquela rede.
NOMADISMO DIGITAL: situação em que o trabalhador não tem nem residência fixa e vive se deslocando pelo mundo enquanto realiza trabalhos remunerados através dos canais digitais.
O
OMNICHANNEL: proporcionar uma experiência de compra híbrida e fluída através dos diversos canais (físicos e digitais) da empresa.
ON-DEMAND: a tradução literal é “por demanda”. Diz respeitos ao conteúdo que pode ser consumido quando, onde e como o público desejar. Normalmente se refere a vídeos, mas pode ser também aplicado diversos tipos de conteúdo.
ONLINE DISPUTE RESOLUTION (ODR): Resolução de litígios por meio de plataformas online e métodos alternativos de resolução de disputas.
OPEN FINANCE: Conjunto de regras e tecnologias que vai permitir o compartilhamento de dados e serviços do cliente entre instituições financeiras proporcionando maior autonomia e transparência para o consumidor final.
OPEN INOVATION: Processo distribuído de inovação entre dois ou mais stakeholders que envolve a gestão proposital do fluxo de conhecimento além das fronteiras da organização. De certa forma é um processo de cocriação encomendado para a concepção de novos produtos, serviços, processos, estudos de viabilidade, pesquisa e desenvolvimento.
OPEN JUSTICE: É a cultura da colaboração e de dados jurídicos abertos com o objetivo de promover a transparência do judiciário, o acesso à justiça e a simetria da informação jurídica.
OPEN SOURCE: São plataformas com código aberto que pode ser editado por outros desenvolvedores, possibilitando melhorias no próprio código ou criando extensões e plugins para a plataforma.
OPT-IN: Corresponde ao conjunto de regras segundo as quais as mensagens de marketing ou de caráter comercial só são enviadas para aqueles que expressem, prévia e explicitamente, o seu consentimento. Do ponto de vista do usuário é a opção de cadastro em uma lista de email marketing para receber mensagens de uma empresa.
OUTSOURCING: sinônimo de terceirização, é a prática empresarial de excluir determinadas atividade-meio dos colaboradores internos e contratar empresas ou colaboradores autônomos para realizá-las, visando aumento da qualidade nestas atividades.
P
PAAS – PLATFORM AS A SERVICE / Plataforma como Serviço. No caso anterior o provedor fornece serviços que precisam de um mínimo de configurações. Nesta modalidade o provedor de serviços disponibiliza alguns recursos pré-instalados para desenvolver e operar aplicações web sem que o escritório precise se preocupar com a configuração ou gerenciamento da infraestrutura dos servidores e bancos de dados.
PESQUISA JURÍDICA: mecanismo de produção e obtenção de conhecimento no Direito ao buscar ordenamentos, doutrinas, jurisprudências e publicações dos Diários Oficiais com o objetivo facilitar a argumentação jurídica, democratizar o acesso ao direito e trazer à tona informações claras e verídicas para a sociedade.
PJe: plataforma digital desenvolvida pelo CNJ em parceria com diversos Tribunais e conta com a participação consultiva do Conselho Nacional do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Advocacia Pública e Defensorias Públicas.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Processo Gerencial de desenvolvimento e manutenção de um ajuste estratégico entre os objetivos, experiências e recursos da organização e as oportunidades do mercado. Baseia- se no desenvolvimento de uma missão da empresa, objetivos de apoio, um portfólio de negócios bem estruturado e estratégias funcionais coordenadas
PLANO DE AÇÃO: Documento que estabelece as práticas, os recursos, os métodos, os responsáveis, a prioridade e a sequência das atividades operacionais da organização, em função do desenvolvimento dos módulos, itens e diretrizes do planejamento da qualidade, integrados ao planejamento do negócio.
PLATAFORMA CODEX: consolida as bases de dados processuais e, assim, provê o conteúdo textual de documentos e dados estruturados. Seguindo o conceito das ferramentas de business intelligence, funciona como um data lake de informações processuais, que pode ser consumido pelas mais diversas aplicações como a produção de dashboards e relatórios; a implementação de pesquisas inteligentes e unificadas; a alimentação automatizada de dados estatísticos; e até mesmo o fornecimento de dados para a criação de modelos de Inteligência Artificial.
PLATAFORMA DIGITAL DO PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO – PDPJ-Br: plataforma que propõe transformar o PJe em um sistema multisserviço para incentivar o desenvolvimento colaborativo entre os tribunais, preservando os sistemas públicos em produção. A modernização do PJe permitirá aos tribunais fazer adequações conforme suas necessidades, ao mesmo tempo, unificar o trâmite processual no país.
PODCASTING: a publicação e distribuição de conteúdo informativo e educativo em arquivos de áudio para serem escutados em aplicativos de smartphones e desktops.
PORTAL: é um site da internet que funciona como centro aglomerador e distribuidor de conteúdo para uma série de outros sites ou subsites dentro, e também fora, do domínio ou sub-domínio da empresa gestora do portal.
PRESENÇA DIGITAL: significa ser ativo e se fazer presente nos diversos canais digitais, fortalecendo os pontos de contato com os clientes em potencial.
PRESS-RELEASE: Documento divulgado pela assessoria de imprensa para informar ou responder aos veículos de comunicação sobre alguma notícia ou fato, positivo ou não. São muito usados para anunciar lançamentos ou novidades onde a assessoria quer que virem notícia.
PRIVACIDADE: Direito à reserva de informações pessoais e da própria vida pessoal. No contexto dos canais digitais se refere ao resguardo dos dados pessoais informados direta ou indiretamente nas plataformas de redes sociais e nos sistemas digitais de empresa e entidades diversas.
PRIVACIDADE DE DADOS: Proteção e regulamentação da coleta e uso de dados pessoais no contexto jurídico.
PRODUTIVIDADE: quantidade e qualidade das atividades desenvolvidas em um determinado período, bem como atrelada aos recursos utilizados na tarefa produtiva. Ou seja, o conceito de produtividade está interligado com a alta performance no ambiente organizacional e a eficiência na entrega de resultados.
PROJETO SNIPER: promete auxiliar magistrados e servidores a concluir processos que já entraram em fase de execução. É um banco de dados disponível para processos cíveis, mas que também pode ser aplicado ao combate da criminalidade, onde estão envolvidos sistemas financeiros complexos, especialmente a lavagem de dinheiro.
PROPÓSITO: pode ser definido como aquilo que dá sentido para a vida de cada um. Para as empresas é o conjunto de sonhos, crenças, visão de futuro e valores das pessoas que a constroem, e são esses sonhos que formam e sustentam a cultura da empresa.
R
REALIDADE AUMENTADA: realidade virtual não imersiva que utiliza smartphones, óculos de realidade aumentada e hologramas para sobrepor elementos virtuais sobre os cenários reais existentes à nossa volta.
REALIDADE VIRTUAL: conjunto de tecnologias para criar ambientes digitais que simulam as experiências sensoriais com imagens 3D, sons e sensores que captam os movimentos da pessoa. Com isso tudo é possível criar a percepção de estar fisicamente presente em um mundo não-físico.
REGTECH: Tecnologias desenvolvidas para auxiliar as empresas na conformidade com regulamentações legais.
RELAÇÕES PÚBLICAS: Atividade de comunicação que estabelece e mantém relações adequadas com os diversos públicos da empresa, com objetivos institucionais ou de apoio a marketing.
REVISÃO E ANÁLISE DE CONTRATOS: tarefa operacional que visa buscar falhas e incoerências em documentos contratuais. Atualmente é automatizada por Inteligência Artificial e disponibilizada através de softwares jurídicos.
RICHARD SUSSKIND: professor e autor britânico, palestrante e consultor independente para firmas profissionais internacionais e governos nacionais. É considerado o precursor da Advocacia 4.0 por seus livros e artigos publicados desde 2008.
RPA: Robotic Process Automation – processo de inovação tecnológica no qual as tarefas operacionais repetitivas que eram realizadas por operadores humanos são transferidas a um conjunto de elementos tecnológicos, também conhecidos como robôs.
S
SAAS: Software as a Service, conceito onde os softwares deixam de ser vendidos e instalados no cliente e passam a ser disponibilizados em nuvem e pagos por tempo de utilização. Ficam fisicamente instalados no provedor de serviços e o usuário apenas o utiliza pelo período de tempo que precisa.
SANDBOX: Em informática é o sinônimo de área de testes antes da implementação em larga escala.
SCRUM: framework para gestão de projetos dividido em diversos (pequenos) ciclos de atividades, com reuniões frequentes para que a equipe possa alinhar o que vem fazendo, aprender com a experiência e pensar formas de melhorar o processo com agilidade.
SEGMENTAÇÃO: Técnica de subdividir e classificar o mercado em subconjuntos distintos de clientes, localização geográfica ou perfis de consumidores com interesses e comportamentos semelhantes.
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: A segurança da informação diz respeito à políticas, processos e métodos adotados para proteção de um conjunto de dados e informações com o intuito de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. Este conceito se aplica a todos os aspectos da proteção de informações e sistemas, em quaisquer ambientes e a todo o tipo de indivíduos e Entidades.
SINAPSES: plataforma nacional de armazenamento, treinamento supervisionado, controle de versionamento, distribuição e auditoria dos modelos de Inteligência Artificial. Também visa estabelecer os parâmetros de implementação e funcionamento da IA. A gestão e responsabilidade pelos modelos e datasets cabe a cada um dos órgãos do Poder Judiciário, por meio de seu corpo técnico e usuários e usuárias colaboradoras da plataforma.
SISTEMA NACIONAL DE BENS APREENDIDOS – SNBA: ferramenta de gestão e destinação de recursos materiais apreendidos por ordem judicial, muitos deles objeto da corrupção.
SMARTCONTRACTS: Eles são códigos de programação, que incorporaram alguns tipos de diretrizes pré-programadas no Blockchain. Na prática são contratos digitais autoexecutáveis que usam a tecnologia para garantir que os acordos firmados serão cumpridos. Nele são definidas as regras, obrigações, benefícios e penalidades de um acordo específico. O que diferencia um smart contract de um programa comum é sua capacidade de execução de forma autônoma, sem a necessidade de intervenção humana.
SOFTSKILLS: habilidades psico emocionais. empatia, resiliência, respeito às diferenças, proatividade, visão crítica e analítica, criatividade, colaboração, liderança, adaptabilidade e aprendizado contínuo.
SOFTWARE: Um programa de computador composto por uma sequência de instruções interpretada e executada por um processador ou máquina virtual.
SOFTWARES DE SEGURANÇA: A segurança da informação está relacionada com proteção de um conjunto de dados, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. No caso os Softwares de Segurança, são os programas que possuem o papel de desempenhar estas funções através de uma programação.
SOFTWARE JURÍDICO: Programas desktop ou SaaS destinados à controladoria jurídica e ao gerenciamento administrativo de escritórios de advocacia.
SPAM: Mensagem de e-mail que é enviada em massa e não foi solicitada pelo destinatário.
SSL: Secure Sockets Layer, técnica de encriptação utilizada para ocultar e proteger informações trafegadas em sites, tais como números de cartões de crédito.
STARTUP: empresas iniciantes com modelo de negócio inovador e de alto risco que utilizam métodos de gestão enxutos e possuem foco na alta escalabilidade do serviço.
STAKEHOLDER: termo utilizado nas áreas de comunicação, administração e tecnologia da informação cujo objetivo é designar as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas e influentes.
SWOT: Análise feita durante a fase de planejamento do planejamento estratégico de marketing visando encontrar as forças e fraquezas da empresa e as oportunidades e ameaças do mercado.
T
TAGGING: Ação de criar tags (palavras-chave) para classificar um conteúdo ou elemento digital de acordo com critérios pessoas (Folksonomia).
TARGETING: Segmentação por comportamento com o objetivo de entregar uma campanha de marketing mais focada em suas necessidades e desejos.
TECNOLOGIA DE VOZ: todos os tipos de recursos que processam comandos de voz para executar tarefas e funções e tornar mais fluída e natural a experiência dos usuários com os dispositivos digitais.
TI: Tecnologia da informação.
TOKEN: Registro digital de uma unidade de valor ou de partes de ativos em uma rede blockchain.
TOKENIZAÇÃO: Processo de criar uma representação digital de ativos físicos ou financeiros baseados em BlockChain.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: conjunto de mudanças e tendências comportamentais e tecnológicas típicos da 4ª Revolução Industrial, a qual é baseada nas plataformas e tecnologias digitais.
U
UBIQUIDADE = INTERNET DAS COISAS
URL – Uniform Resource Locator: Localizador que permite identificar e acessar um serviço na web. Uma URL consiste geralmente em quatro partes: protocolo, servidor (ou domínio), caminho e nome do arquivo, embora às vezes não haja um caminho ou nome de arquivo. Na prática, é o endereço de um site na Intenet.
USABILIDADE: Conceito utilizado para verificar se um site ou uma página de Internet é facilmente navegado pelo usuário. A usabilidade envolve diversos fatores como: cor da tela, posicionamento dos botões, facilidade na localização dos recursos, etc.
USUÁRIO: Aquele que utiliza os serviços de um site, anonimamente ou registrado através de um login e senha.
V
VANTAGEM COMPETITIVA: Atributo ou característica oferecida aos clientes que apresenta diferencial superior de valor, sob o ponto de vista do cliente, sobre a oferta dos concorrentes. É conhecido também por diferencial ou diferencial competitivo.
VEÍCULO: Em publicidade é o canal de mídia impressa, eletrônica ou digital que publica notícias e propagandas comerciais
VISÃO EMPREENDEDORA: compreensão de que o escritório de advocacia é uma empresa capitalista com CNPJ que precisa ter lucro. Para tanto precisa ser gerenciado tal qual uma empresa com rotinas administrativas, financeiras, de marketing, entre outras.
VOLUMETRIA: É a especialização de Legal Analytics focada em mensurar a produção dos escritórios e departamentos jurídicos. através da quantificação do volume de atividades operacionais durante um determinado período e da comparação com os dados aferidos por indicadores estratégicos. E uma ferramenta ideal para aferir o atingimento de metas operacionais e mensurar a produtividade.
VUCA: Acrônimo de Volatility (Volatilidade), Uncertainty (Incerteza), Complexity (Complexidade) e Ambiguity (Ambiguidade).
W
WEB: Abraviatura de World-Wide-Web. É parte da internet que suporta a interface gráfica de usuário que permite a navegação em hipertexto com um browser. Em resumo é onde ficam os sites, blogs plataformas de redes sociais e todos os tipos de páginas digitais que podem ser visitadas utilizando um navegador.
WEB 2.0: Termo utilizado para referir-se à Internet como plataforma onde usuários podem publicar conteúdo em redes sociais e blogs. As principais características desta geração da web são o conteúdo gerado pelo usuário, a folksonomia, internet como plataforma de serviços (SaaS) e o conceito de beta perpétuo.
WEB 3.0: nova geração da internet baseada em redes blockchain descentralizadas e focadas em uma linguagem mais homogênea entre humanos e computadores, a web semântica
WORKPLACE DIGITAL: versão digital e moderna do local de trabalho tradicional com recursos que proporcionam rapidez e segurança e fornecem uma coleção de tecnologias, ferramentas e processos que habilitam os colaboradores a trabalharem de qualquer lugar, a qualquer hora, garantindo a produtividade e uma melhor colaboração entre as equipes.