Na última década, a transformação digital tem remodelado profundamente todos os segmentos de mercado de todos os setores (agro, indústria, comércio e serviços). Desse modo, não há como o mercado jurídico ficar alheio à digitalização. Esse movimento não vem somente das tecnologias transformadoras, mas de diversos stakeholders, como clientes, tribunais, entidades de classe, parceiros operacionais, fornecedores e até concorrentes.
Esse novo cenário traz inúmeros benefícios aos Advogados, porém gera alguns desafios importantes. No entanto é a partir dessa reformulação total em pessoas, processos e tecnologias que surge a nova modalidade. Mas cuidado: isso só existe como modalidade nessa etapa inicial da transformação digital. Em poucos anos somente existirão Escritórios de Advocacia Digital.
O que é Escritório de Advocacia Digital?
Estamos vivendo um momento de transição do mercado jurídico no qual os escritórios de todos os portes necessitam iniciar a adoção dos novos conceitos, métodos e práticas. Nessa jornada inevitável, obviamente as grandes firmas saem na frente, afinal possuem estrutura e verba apropriados. Mas não significa que já encerraram a transformação, afinal o cenário digital se modifica constantemente.
Por este motivo a definição de Escritório de Advocacia Digital também é volátil. Nesse contexto são aquelas bancas que utilizam amplamente as soluções e ferramentas digitais nos serviços jurídicos. Essa nova modalidade de escritórios combina conhecimento jurídico com mentalidade digital e habilidades tecnológicas para otimizar a produção jurídica, profissionalizar a gestão legal e atender às necessidades dos clientes com mais eficácia.
As tecnologias digitais mais utilizadas nesse modelo são: automação de processos, ferramentas de gestão jurídica, armazenamento em nuvem, colaboração online, canais de atendimento, aplicações em SaaS (Software as a Service), identidades e certificados digitais, análise de dados, inteligência artificial e blockchain.
Essa miríade de recursos inovadores proporciona a digitalização da prática jurídica em inúmeras atividades cotidianas, tais como: gerenciamento eletrônico de documentos (GED), acompanhamento de processos, pesquisa jurídica, automação de documentos, assinatura de documentos, revisão e análise de contratos, atendimento ao cliente, diligências, resolução de conflitos online, auditoria e otimização tributária, entre outras.
Outra característica fundamental do Escritório de Advocacia 4.0 é o acesso remoto. Essa tendência se manifesta em três instâncias. Primeiramente o teletrabalho, que popularmente se nomeou de home office, embora não seja necessariamente a partir da residência do colaborador. Em segundo lugar o atendimento ao cliente e consultas utilizando canais digitais de comunicação e videoconferência. E por fim as audiências nos diversos tribunais através do Programa Justiça 4.0 e seus diversos serviços.
É importante frisar que se tornar um Escritório Digital não significa necessariamente atender à demandas tecnológicas, mas atuar em todas as áreas do Direito de maneira mais ágil, eficaz e lucrativa.
Objetivos da digitalização da Advocacia
Muito se enfatiza a aplicação das tecnologias no mercado jurídico. É comum esse deslumbramento diante de tantas inovações em tão pouco tempo. No entanto é imprescindível compreender que os recursos tecnológicos são o meio e não o fim.
Ainda que essa observação pareça óbvia para alguns, ela não é tão clara para a grande maioria de Advogadas e Advogados que ainda não se familiarizou com esse novo cenário. Afinal existem centenas de LegalTechs oferecendo serviços e soluções similares. Uma vez que a tecnologia é o veículo necessário para a transfor5mação digital, é importante enxergar além delas para compreender os objetivos reais da digitalização da Advocacia. Os principais são:
- Gestão centralizada;
- Eficiência Operacional;
- Redução de custos;
- Agilidade no atendimento ao cliente;
- Produtividade;
Desafios para a transformação digital na advocacia
Por mais que o assunto seja um dos mais discutidos atualmente e que a oferta de soluções seja grande, a digitalização da advocacia não é algo simples. Primeiramente porque envolve uma série de conceitos, métodos e tecnologias até então estranhos ao mercado jurídico.
Além disso a transformação digital não se aplica apenas “apertando um botão”. Ela é uma jornada que tem início, mas não terá fim. Os desafios mais significativos para os Advogados são:
- Mudança de mentalidade fixa para uma mentalidade digital de crescimento;
- Mapeamento de Processos (Fluxo Operacional / Controles / GED);
- Plano de Transição definindo etapas para a digitalização;
- Tecnologias e ferramentas digitais;
- Cuidados de Segurança e Privacidade de Dados.
Benefícios do Escritório de Advocacia Digital
Ainda que existam desafios relevantes para a advocacia de pequeno e médio portes, todos podem e devem se beneficiar da digitalização. Escritórios que já se lançaram nessa jornada estão experimentando uma série de benefícios como:
- Melhor Produtividade: Os recursos digitais realizam as tarefas operacionais repetitivas enquanto os advogados se dedicam a atividades intelectuais e estratégicas.
- Maior Eficiência: O uso de tecnologia digital permite que a operação dos escritórios seja mais eficiente, reduzindo o tempo e os recursos necessários para concluir tarefas típicas da prática jurídica.
- Redução de Custos: A automação de processos e a eliminação da necessidade de espaços físicos podem resultar em uma redução significativa nos custos operacionais.
- Melhor Experiência do Cliente: A transparência, comunicação eficiente e conveniência oferecidas pelos escritórios digitais contribuem para uma melhor experiência do cliente, aumentando a satisfação e a fidelidade.
- Maior Lucratividade: Ao reduzir custos e operar com mais eficiência e produtividade, o resultado direto é o aumento do lucro.
A Digitalização do escritório de advocacia nada mais é do que a Transformação Digital aplicada ao segmento jurídico. Em um mundo cada vez mais digital, os Escritórios de Advocacia Digitais representam uma resposta inovadora às necessidades dos clientes e aos desafios enfrentados pelo setor jurídico. Ao combinar conhecimento jurídico com tecnologias transformadoras, esses escritórios estão redefinindo a forma como os serviços jurídicos são entregues.
Embora a adesão a essa jornada apresente desafios significativos, ela é inevitável. Todos os escritórios de todos os portes e todas as áreas de atuação serão obrigados a digitalizar suas operações. A boa notícia é que os benefícios obtidos realmente compensam. A digitalização do Escritório de Advocacia 4.0 é uma jornada, mas não tem que ser um calvário. Com planejamento e cadência, todos irão obter sucesso!