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OAB SP digitaliza procedimento de inscrição de pedido da Carteira do Advogado

9 de julho de 202315 de julho de 2023

A OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil Secional São Paulo) continua o intenso processo de digitalização de seus serviços. A partir de agora, a solicitação de inscrição nos quadros da entidade pode ser feita de forma digital.

Desde o seu lançamento no início do mês, o sistema digital já registra 1900 inscrições. O envio de documentos agora é feito em formato digital, facilitando o processo de inscrição e reduzindo o tempo de análise.

O procedimento de pagamento também está disponível no novo sistema, que emite o boleto durante o processo.

Para se inscrever, os futuros advogados e estagiários devem preencher os requisitos estabelecidos nos artigos 8º e 9º do Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/94), que exigem capacidade civil, diploma ou histórico escolar autenticado obtido em instituição de ensino oficialmente autorizada e credenciada, título de eleitor e quitação do serviço militar (no caso de brasileiros), aprovação no Exame da Ordem, não exercer atividade incompatível com a advocacia, possuir idoneidade moral e prestar compromisso perante o conselho.

Inscrição digital: como requerer?

1. Primeiro, cadastre-se no site;

2. Após o cadastro, o advogado poderá solicitar o pedido de inscrição no site. No link fornecido, o candidato pode encontrar as quatro modalidades disponíveis: Inscrição Definitiva, Suplementar, Transferência e Estagiário(a);

3. Depois de se inscrever, o candidato deve retornar ao site onde realizou o cadastro para acompanhar a liberação do número de inscrição. Os prazos podem variar e podem levar até 30 dias úteis.

4. Após a liberação do número, o inscrito deve recolher as guias que serão enviadas por e-mail para efetuar o pagamento da anuidade e solicitar a produção do documento de identidade profissional (cartão/carteira);

5. Após a liberação do número, o inscrito deve agendar e comparecer pessoalmente à sede (capital) ou à subseção de sua região para a coleta de dados biométricos e entregar uma foto 3×4;

6. O advogado deve cadastrar um usuário e senha na “área restrita” do site da OAB-SP. Após o cadastro, o advogado pode atuar com a permissão concedida até que o cartão esteja pronto;

7. O advogado pode emitir a certidão para seu comparecimento em audiências e fóruns.

8. A carteira será entregue durante uma solenidade na subseção correspondente, aproximadamente 90 dias após a compensação dos valores referentes à expedição dos documentos.

Fonte: Análise

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Redação
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Tags do Post: #Carteira do Advogado#OAB

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