Atualmente estamos vivendo na era da informação, e a transformação digital não é mais uma escolha, mas uma necessidade, e vem se aplicando em todos os setores da sociedade. Dentre esses setores, o direito, que tradicionalmente é visto como conservador e avesso às tecnologias está se rendendo aos avanços digitais.
Considerando que a transformação digital já faz parte de nossa realidade, e tem sido um campo de grande evolução, repleto de inovações que mudam a forma com que os advogados, escritórios de advocacia, departamentos jurídicos e tribunais vem operando, viemos mostrar como a tecnologia tem se tornado uma grande aliada desse setor. Afinal ela explora de forma aprofundada as tendências e tecnologias que estão em ação e com ela é possível alcançar resultados significativos entre eficiência, melhora de processo, automação e transparência aos acessos a justiça.
Aqui vamos explorar as principais tendências e tecnologias que estão impulsionando a transformação digital no setor jurídico. Desde a automação de tarefas rotineiras até a análise avançada de dados e o surgimento de inovações, tais como a inteligência artificial e computação quântica.
Tecnologia como aliada da eficiência
A partir da inteligência artificial (IA) e a automação de processos robóticos (RPA) é possível realizar a automação de tarefas repetitivas, como revisão de documentos e gestão de prazos. Os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos podem economizar tempo e recursos preciosos, permitindo que os advogados se concentrem em atividades que agregam maior valor à operação e em demandas mais estratégicas.
Análise de dados para tomada de decisões estratégicas
Com a evolução tecnológica a análise de dados se tornou uma ferramenta indispensável no campo do direito. Utilizando a disciplina de Jurimetria, advogados podem utilizar dados estatísticos para prever resultados de casos, avaliar riscos e apoiar as tomadas de decisões estratégicas, garantindo maior efetividade na resolução dos casos.
Aumento da segurança da informação
Sabemos que a tecnologia vem sendo uma grande aliada dos Advogados, entretanto, precisamos de cuidado e garantia da segurança da informação. Com a crescente quantidade de informações armazenadas, esse quesito se torna prioridade. Para tanto, também temos tecnologias como criptografia e blockchain ao nosso favor para garantir a integridade e confidencialidade das informações.
Inteligência Artificial e chatbots
Para o auxílio na interação com os clientes e fornecimento de informações básicas, se baseando na Inteligência Artificial (IA) temos os chatbots e assistentes virtuais, eles atuam com uma disponibilidade de 24/7 e melhora a experiência do cliente, garantindo e permitindo que escritórios ofereçam serviços em tempo real.
Tecnologia jurídica preditiva
Realizada através de uma análise de texto avançada, com processamento de linguagem natural, permitindo uma busca rápida e assertiva em diversos documentos legais, sendo uma ferramenta indispensável para pesquisa de jurisprudências e revisões contratuais.
Tecnologias emergentes no horizonte
A computação quântica se propõe a resolver problemas complexos com uma velocidade incomparável, enquanto a realidade virtual aumenta e tem o potencial de transformar o treinamento dos Advogados para a apresentação de provas no tribunal.
Em breve síntese, resta claro, que a transformação digital tem se tornado uma realidade inegável no âmbito jurídico, vindo com o objetivo de remodelar as práticas do direito que antes era arcaica e engessada, buscando tornar um segmento mais assertivo e eficiente. Aqueles profissionais que possuem mente aberta e optam por embarcar nessa jornada, certamente estão bem posicionados e tendem a prosperar cada vez mais no mundo jurídico.