Ícone do site Portal Direito na Era Digital

Livro | A Startup Enxuta / Lean Startup – Resenha

A Startup Enxuta

Como usar a inovação contínua para criar negócios radicalmente bem-sucedidos

A Startup enxuta é um modelo de negócio que vem sendo amplamente adotado ao redor do mundo, mudando a maneira como as companhias idealizam seus produtos e serviços.

Startup se tornou um termo tão disseminado que o seu conceito se perdeu um pouco. Algumas pessoas entendem que startup é somente sobre tecnologia de alto nível. Outras pensam que o termo só se refere às empresas do Silicon Valley que têm mesas de bilhar e colaboradores deitados em pufes gigantes tomando cerveja durante o expediente. Boa parte dessa confusão vem dos veículos de comunicação que sensacionalizam alguns hábitos excêntricos e deixam de lado o cotidiano real.

Startups são empresas cuja atividade é transformar ideias em produtos ou serviços inovadores utilizando testes incansáveis e aprendizados contínuos sob ambientes de extrema incerteza. Para desenrolar esse método, as startups empregam uma estratégia que inclui um modelo de negócios, um plano de produto, um ponto de vista acerca dos parceiros e dos concorrentes e as ideias a respeito de quem serão os clientes. Tudo isso precisa acontecer com o mínimo de erros e no tempo mais curto possível, afinal quase sempre o capital inicial é muito baixo. Esse modelo enxuto e estratégico de operar deu origem ao conceito Lean.

O método Lean tem uma abordagem diferenciada e inovadora quando se fala em criar produtos e serviços. Enquanto os modelos antigos eram focados na capacidade produtiva da indústria, aqui o foco é entregar valor percebido ao cliente. Normalmente isso é feito de modo a resolver um problema latente desse público, consciente ou não. Dessa forma o verdadeiro propósito da startup é descobrir de modo sistemático as coisas certas para desenvolver para os consumidores.

Por isso o Lean primeiramente elabora um piloto que represente o produto ou serviço final. Esse protótipo é chamado de Produto Mínimo Viável – MVP. Ele é colocado em teste para um público reduzido que já tenha o perfil do cliente final. Esse período de testes gera aprendizagem a partir de métricas e indicadores pré estabelecidos para o MVP. Esse piloto tem a função de trazer à tona os problemas e as expectativas dos consumidores.

A Startup Enxuta se tornou uma referência no assunto graças à popularidade de Ries no vale do Silício. A leitura realmente é envolvente, pois ele compartilha histórias e exemplos reais acerca de um projeto Lean que ele próprio desenvolveu. O interessante desse Case relatado é que ele foi mentorado por Steve Blank, autor de Startup Manual do Empreendedor. Os dois livros juntos representam os pilares fundamentais do método Lean. E para uma melhor execução dos protótipos ainda é possível utilizar as práticas do Design Thinking e da ideação com Business Model Generation.

Com a solidificação do Direito 4.0 no mercado jurídico vimos o surgimento das LegalTechs, startups especializadas em soluções para escritórios de advocacia, departamentos jurídicos e Poder Judiciário. Com o crescimento dessas empresas a inovação aportou de vez no setor. O Ecossistema de LegalTechs brasileiro já conta com mais de 200 startups ativas e tantas outras em fase de ideação ou MVP. Compreender todo esse cenário se tornou imprescindível tanto para advogados que necessitam implementar soluções inovadoras em suas bancas quanto para aqueles que desejam se lançar no empreendedorismo focado em inovação.

Ficha Técnica

Editora: Sextante
Autor: Eric Ries
Prefácio: Jeff Immelt
Páginas: 268
Ano de Publicação: 2011
Sinopse Oficial: A startup enxuta é um modelo de negócio que vem sendo amplamente adotado ao redor do mundo, mudando a maneira como as companhias idealizam seus produtos e serviços.

Pioneiro na implementação dessa abordagem, Eric Ries define startup como uma organização dedicada a criar algo novo sob condições incertas – e isso inclui tanto o jovem empreendedor que trabalha na garagem de casa quanto o profissional experiente em uma multinacional.

O que eles têm em comum é a missão de atravessar essa névoa de incerteza em direção a negócios inovadores e sustentáveis.

Com o objetivo de aumentar a taxa de sucesso de empresas e produtos, o modelo startup enxuta se baseia na aprendizagem validada e na experimentação contínua, adotando métricas efetivas para avaliar o progresso, práticas que evitam o desperdício de tempo e recursos, estratégias para descobrir o que os clientes realmente desejam e agilidade para mudar de direção quando necessário.

Neste livro, que já se tornou referência no assunto, Ries reúne histórias reais e exemplos de empresas que se transformaram ao implementar esse modelo revolucionário.

Sumário:
Apresentação
Introdução
Parte I VISÃO
01 COMEÇAR
02 DEFINIR
03 APRENDER
04 EXPERIMENTAR

Parte II DIREÇÃO – Como a visão leva a direção
05 SALTAR
06 TESTAR
07 MEDIR
08 PIVOTAR (OU PERSEVERAR)

Parte III ACELERAÇÃO – Liguem seus motores
09 AGRUPAR EM LOTES
10 CRESCER
11 ADAPTAR
12 INOVAR
13 EPÍLOGO: NÃO DESPERDICE
14 JUNTE-SE AO MOVIMENTO

Sair da versão mobile