Livro | Da Jurisdição “Ex Machina” ao Juiz Ciborgue
Falar de IA e seus impactos jurídicos e filosóficos é caminhar pela sala dos desejos da humanidade. Os sonhos de criação de inteligências artificiais benéficas e os pesadelos sobre uma IA maléfica habitam o imaginário cotidiano. Conviver com algo semelhante à figura amistosa de C-3PO de Star Wars pode parecer mais próximo do que conhecer a maquinaria desumanizante de tantas outras obras de ficção. Para isso o Direito deve se debruçar sobre as diversas questões que os avanços da Inteligência Artificial lhe causam.
A era da IA só está começando. Isso traz a reflexão sobre quais características hoje adjetivadas como “humanas” restarão num mundo de uma sociedade mergulhada em tecnologia. A beca e a toga sempre terão seu lugar de destaque, mas agora estão imersas no oceano de algoritmos, dados e inteligências artificiais que passa a fazer parte do mundo jurídico.
Da Jurisdição ‘Ex Machina’ ao Juiz Ciborgue” aprofunda-se no fascinante encontro entre o Direito e a Inteligência Artificial. O autor explora o juiz ciborgue, uma figura consciente de suas limitações e potencialidades, desafiando a ideia de uma entidade perfeita e infalível.
A obra examina o papel da IA na tomada de decisões judiciais, enfatizando a indispensável supervisão humana e o papel da Teoria do Direito nesse fenômeno. Discute a busca pela objetividade nos julgamentos e os riscos associados à IA no contexto judicial, além de destacar o papel crucial do assessor-desenvolvedor. O texto também contempla os desafios enfrentados pelo Direito em um contexto regido por processos informacionais e a natureza dinâmica da entropia jurídica.
Por fim, o livro propõe o duplo canal de correção, uma solução inovadora para assegurar legitimidade e justiça no uso da IA em decisões judiciais. Trata-se de uma leitura indispensável para todos que desejam compreender a complexa interseção entre Direito e tecnologia na era da IA.
Ficha Técnica
• Editora: Revista dos Tribunais
• Autor: Sérgio Rodrigo de Pádua
• Páginas: 292
• Publicação: 2023
• Sumário:
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
À GUISA DE INTRODUÇÃO
01. DO CRÉDITO CONSIGNADO EM FOLHA DE PAGAMENTO
02. CRÉDITO CONSIGNADO EM FOLHA DE PAGAMENTO E SUAS VICISSITUDES
03. EM BUSCA DO SEU SIGNIFICADO NORMATIVO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Autor
Portal Direito na Era Digital reúne informações sobre inovação, métodos, estratégias, tecnologias e digitalização para escritórios de advogados obterem sucesso em sua jornada no Direito 4.0