Livro | Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital
Desde que iniciei minhas pesquisas e estudos sobre Transformação Digital em 2019 me deparei com diversos modelos e frameworks para lidar com a digitalização das empresas. Alguns são mais voltados à teoria e outros se focam na prática. Dentre todos os métodos que conheci até o momento, este aqui proposto no livro “Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital” se mostra um dos mais completos e empíricos.
O framework é dividido em 5 domínios (Clientes, Competição, Dados, Inovação e Valor) onde estão sendo redefinidos os princípios de estratégia e de como as empresas atuam no mercado. Cada um desses domínios tem um tema estratégico central que fornece o caminho pra estratégia digital. Sinceramente esses temas denominados de domínio nem são diferentes de outros frameworks, mas o que me cativou nessa obra foi justamente a forma dinâmica de relacionar esses domínios com os negócios reais.
Os cinco domínios da Transformação Digital
No domínios referente a Clientes o método sugere focar nas redes formadas pelos consumidores de um determinado mercado, repensando a jornada de compra em uma nova visão do funil de marketing. O autor aprofunda alguns comportamentos dos Clientes em rede e traça sugestões de estratégias para cada um.
Já no pilar referente a Competição o autor valoriza o desenvolvimento de modelos de negócios de Plataforma ao invés de produtos. Esse caminho, além de facilitar os comportamentos dos clientes em efeitos de redes também fornece ecossistema para usuários interagirem entre si. Com isso a empresa pode identificar onde ocorre criação e troca de valor. Quando bem implementado, esse pilar tem forte poder de Desintermediação.
No domínio sobre Dados a principal indicação é entendê-los como fonte de valor para transformá-los em ativos estratégicos. Isso permite a exploração e geração de insights e a tomada de decisões com base em dados estruturados.
O autor entende que Inovação significa qualquer mudança em produtos, serviços ou processos de um negócio que geram valor para o cliente e/ou para o próprio negócio. Nesse mundo complexo em que estamos vivendo se faz necessário adotar experimentação rápida a fim de obter aprendizado contínuo para tomar decisões assertivas sobre os rumos do negócio. Enfim, o livro enfatiza o método Lean para escalar o negócio com sustentabilidade.
Por fim, no domínio sobre Valor o foco recai na premissa de que a proposta de Valor precisa se adaptar às necessidades dos clientes. Utilizando dados e inovação o autor orienta como lidar com mercados em disrupção, ensinando que é preciso evoluir antes de ser necessário ou de ser uma condição de sobrevivência.
Transformação Digital é uma jornada inevitável
A Transformação Digital não é mais uma escolha para empresa de nenhum tipo ou porte. Nem mesmo é uma escolha para profissionais. Todos precisarão entender como digitalizar seus negócios para sobreviver nessa Era Digital que está nascendo. Já que o caminho é inevitável, nada melhor do que seguir um framework prático e eficaz como o desse livro.
• Editora: Autêntica Business
• Autor: David L. Rogers
• Páginas: 336
• Ano de Publicação: 2017
• Sumário:
Capítulo 1: Os cinco domínios da transformação digital: clientes, competição, dados, inovação, valor
Capítulo 2: Explore as redes de clientes
Capítulo 3: Construa plataformas, não apenas produtos
Capítulo 4: Converta dados em ativos
Capítulo 5: Inove por experimentação rápida
Capítulo 6: Adapte a sua proposta de valor
Capítulo 7: Domine os modelos de negócios disruptivos
Conclusão
Autoavaliação: você está preparado para a transformação digital?
Mais ferramentas para o planejamento estratégico
Autor
Portal Direito na Era Digital reúne informações sobre inovação, métodos, estratégias, tecnologias e digitalização para escritórios de advogados obterem sucesso em sua jornada no Direito 4.0