Livro | Legal Operations: Como começar – Resenha
O Direito 4.0 trouxe uma série de novos conceitos para o mercado jurídico. Porém um dos mais importantes é dotar a advocacia de uma visão empresarial. Some a esse fato o crescimento acelerado do mercado brasileiro, que leva a uma competitividade cada vez mais intensa. Na prática isso significa lançar mão de métodos de gestão, seja para a produção jurídica, seja para a esfera administrativa. E Legal Operations é um grande conjunto de conceitos, métodos e práticas, ferramentas para essa segunda frente.
Diante desse cenário, produtividade se torna uma palavra de ordem para todo e qualquer advogado. Gestão e Eficiência são as diretrizes fundamentais para se melhorar a produtividade. Foi pensando em todos esses aspectos que os organizadores Tayná Carneiro, Guilherme Tocci, Paulo Samico e Victor Cabral Fonseca reuniram mais de 40 autores especialistas neste compêndio que aborda todas as vertentes de Legal Operations. A proposta foi reunir um amplo espectro de conhecimentos e ao mesmo tempo explaná-los de forma prática e acessível para que advogadas e advogados de todos os portes se beneficiem do conteúdo.
A obra está segmentada em oito eixos de ensino, os quais reúnem conceitos semelhantes e oferecem orientações sobre estratégias de implementação e melhores práticas de gestão ao fornecer subsídios informativos para os iniciantes nesta jornada. Os ensaios focam bastante nos processos e fluxos operacionais, bem como nas soluções tecnológicas que viabilizam a implantação de Legal Ops. Alguns estudos de caso ajudam a ilustrar a aplicação dos conceitos, métodos e tecnologias.
Claro que profissionais autônomos e escritórios de advocacia de pequeno porte não conseguirão implementar todas as doze competência de Legal Operations de uma tacada só. Justamente nesse ponto é que o livro se torna útil, pois auxilia o leitor a definir prioridades conforme sua realidade. Independente da forma como a gestão seja executada, o livro tem como objetivo ser um guia definitivo para impulsionar a eficiência jurídica e auxiliar profissionais a enfrentarem os desafios dessa área em constante evolução.
Ficha Técnica
• Editora: Saraiva Jur
• Organizadores: Guilherme Tocci, Paulo Samico, Tayná Carneiro, Victor Cabral Fonseca
• Autores: Aline Rodrigues Steinwascher, Ana Beatriz Couto, Ana Pellegrini, Breno Cunha, Carolina Hannud Medeiros, Christiano Xavier, Eduardo Gil, Fabiana Velasco, Felipe Alvarez, Felipe Caffone, Fernanda Funck, Filipe Pacheco, Gabriela Brottowski Pereira, Giovanna Tossi, Giuliana Conesin, Guilherme Porcher, Leon Hotori, Letícia Becker Tavares, Lucas Pereira, Marcel Marques, Marcelo Cardoso, Mariely Cortes Dora, Monica Escanho, Patrícia Elias, Paula Cardoso, Paulo Silva, Rafael Sariano, Ricardo Gouveia Mota, Ricardo Winter, Rodrigo Hong, Simone Minassian, Simone Olieira, Tamara Luisa Bardi, Thiago Luis Ferreira, Vanessa Zaccaria, Yve Carpi de Souza.
• Prefácio: Mary O’Carroll
• Páginas: 280
• Ano de Publicação: 2023
• Sinopse Oficial: Legal Operations: uma jornada rumo à gestão jurídica eficiente é um livro que merece a atenção de todos os profissionais que sonham atuar na nova área mais evidente das equipes jurídicas, financeiras e comerciais da atualidade. No passado, era chamada por alguns de backoffice. No presente, ainda é rotulada por outros como controladoria ou administrativo.
Nada disso. Legal Operations é Legal Operations, uma área altamente estratégica, que reúne as habilidades técnicas e comportamentais de pessoas de diferentes formações para tornar a atividade jurídica sinônimo de eficiência, eficácia, estratégia e excelência na execução. Idealizado sob o formato de obra coletiva, este livro se propõe a ser um verdadeiro manual de implementação tanto para empresas, quanto para escritórios ou legaltechs que desejam ter um núcleo de Legal Ops dedicado ao sucesso da operação jurídica.
É um desejo de todos aqueles que assinam esta obra que ela seja referenciadacomo um guia rápido para consulta, geração de insights e uma fonte de inspiração para os profissionais (graduados em Direito ou não) que acreditam ser possível transformar o ecossistema jurídico em um ambiente mais acolhedor, assertivo, tecnológico e orientado por dados.
Ao reunir dicas de especialistas que atuam na área e entusiastas do tema, aqui o leitor encontrará um roteiro prático para alcançar uma gestão jurídica com foco em resultados e otimização de processos, alicerçada nos pilares pessoas, processos e tecnologia. Contendo opiniões diversas em seu sentido mais amplo, os autores e as autoras convidados a compartilhar seus conhecimentos neste livro são referência em suas áreas de atuação.
Aqui, eles publicam capítulos curtos e informativos, divididos em 8 grandes eixos didáticos. O Direito está caminhando para uma nova era colaborativa, multidisciplinar e inclusiva. E vai se transformar ainda mais rápido com o apoio de Legal Operations, a área considerada por muitos profissionais jurídicos a porta de entrada para a inovação.
Autor
Portal Direito na Era Digital reúne informações sobre inovação, métodos, estratégias, tecnologias e digitalização para escritórios de advogados obterem sucesso em sua jornada no Direito 4.0