Livro | Marketing Jurídico – Neurojurídicos, as novas ideias e ferramentas
A partir de 2009 eu foquei a minha atuação profissional exclusivamente no mercado jurídico. Os principais motivos foram a identificação de ótimas oportunidades e o gosto por trabalhar em um segmento mais uniforme. Nesse mesmo ano eu conheci o Marketing Jurídico. Muito embora eu já aplicasse as estratégias e táticas do Marketing nos escritórios atendidos, fui descobrindo que aquela especialização trazia consigo alguns conceitos importantes.
Quando me coloquei em busca de novos aprendizados esse livro era praticamente o único material que existia. Na verdade ele não é a primeira obra de Bertozzi. No entanto o livro anterior do autor é muito similar, fazendo com que este se assemelhe a uma edição revisada e atualizada do primeiro, que se encontra fora de catálogo.
Desde então Rodrigo Bertozzi e Lara Selem já possuem diversos outros títulos publicados. Mas estou trazendo a resenha deste livro antigo pois o considero uma porta de entrada essencial para o mundo do Marketing Jurídico, seja para advogados de pequeno e médio porte, seja para profissionais de Marketing que desejam conhecer este mercado.
O ponto que mais me agradou no livro é que ele não tenta reinventar a roda com novas nomenclaturas mirabolantes para os tradicionais conceitos de marketing estratégico. Nem tenta empurrar novidades artificiais no âmbito tático. O bom e velho Marketing está lá em sua essência, apenas direcionado a um mercado que apresenta particularidades que nenhum outro possui. Justamente por isso, muitos dos assuntos abordados ainda continuam atuais e relevantes.
A obra parte dos conceitos essenciais do Marketing Jurídico, importante para contextualizar advogadas e advogados que não são familiarizados com o tema. Em seguida trata do mercado em geral e se aprofunda nos embasamentos estratégicos. Em seguida explana as ações táticas mais condizentes para escritórios de advocacia e as analisa sob à luz do Código de Ética e do Provimento 94/2000, o ordenamento que estava disponível à época.
Em breve trarei obras mais atuais desse importante autor, bem como de sua sócia Lara Selem. Por enquanto espero que essa obra seja a sua porta de entrada ao Marketing assim como foi para mim.
• Editora: Juruá Editora
• Autor:
Rodrigo Bertozzi é sócio da Selem, Bertozzi & Consultores Associados, administrador especializado em escritórios de advocacia com experiência em mais de uma centena de bancas. MBA em marketing. Articulista das Revistas Advogado – Mercado e Negócios, Consulex e Leis e Letras. Autor dos livros “Advocacia: Gestão, Marketing e Outras Lendas”, “Marketing Jurídico Essencial”, “A Reinvenção da Advocacia”, “Marketing Jurídico”, “Revolution Marketing Place”, “Depois da Tempestade”, “O Senhor do Castelo”, “O Despertar” e “Um Futuro Perfeito”. Professor e Palestrante.
• Páginas: 242
• Ano de Publicação: 2008
• Sinopse Oficial:
Um mundo de possibilidades, este é o verdadeiro panorama para a advocacia nos próximos anos. Estamos diante de um país em transformação o que nos obriga a acompanhar as inevitáveis alterações em como advogar. O pensamento estratégico, novas áreas de atuação, a absoluta dedicação ao conhecimento e cuidar dos clientes são apenas alguns dos novos desafios. O conhecimento percorre uma trilha interminável de descobertas e justamente desta mistura (antigo e o novo) surge uma advocacia sustentável e imbatível.
• O novo marketing jurídico e o conceito de valor
• Novos cenários na advocacia de ponta
• Que novas áreas estão a surgir?
• Como aplicar recursos no marketing jurídico? .
• Quais os métodos de mensuração de resultados?
• Modelos de negócios éticos
• Como avaliar a sua advocacia?
• Blog, poadcast e videocast na advocacia ética
• Ementas do tribunal de ética comentadas
• Planejamento estratégico em marketing jurídico
• O evento como projeto inovador na relação com o cliente.
O marketing jurídico é a arma mais utilizada pelos escritórios de ponta. Simplesmente não existe mais volta. E quanto mais esperar, mais a concorrência de posse deste novo conhecimento poderá deixá-lo para fora do mercado. É o i m da dependência do boca a boca. Em resumo: a única forma de prever o futuro é criá-lo. Eis o seu, o meu e o nosso desafio para não desaparecer. Do mesmo autor de Marketing Jurídico Essencial, Advocacia – As Leis do Relacionamento com o Cliente, Um Futuro Perfeito e Revolution Marketing Place.
Autor
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