Plano Brasileiro de Inteligência Artificial destaque no TDC
PBIA será apresentado por Cristina Shimoda, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, no primeiro dia do maior encontro de profissionais de tecnologia da América Latina, em Brasília
O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) será tema de uma palestra especial durante o Fórum Executivo do The Developer’s Conference (TDC), maior evento de profissionais de tecnologia da América Latina, de Brasília, que acontece no dia 23 de outubro, às 9h40, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
A palestra será conduzida por Cristina Shimoda, coordenadora-geral de Transformação Digital e diretora substituta do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Durante a palestra, Cristina irá abordar oportunidades para empresas e profissionais a partir do plano.
O que é o PBIA?
Chamado de “IA para o bem de Todos“, o PBIA foi aprovado em julho deste ano pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e prevê o investimento de R$ 23 bilhões em quatro anos para “transformar o país em referência mundial em inovação e eficiência no uso da inteligência artificial, especialmente no setor público”, segundo a Agência Sebrae de Notícias.
O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial apresenta 54 ações que devem ser realizadas entre 2024 e 2028, divididas em duas ações: de impacto e estruturantes. Conforme o portal Desinformante, as 31 atividades de impacto selecionadas devem custar R$ 435 milhões do plano inicial e serão colocadas em prática para resolver problemas de áreas como saúde; agricultura; meio ambiente; indústria, comércio e serviços; educação; desenvolvimento social; e gestão do serviço público.
Já as ações estruturantes se dividem em cinco eixos: Infraestrutura e Desenvolvimento de IA; Difusão, Formação e Capacitação em IA; IA para Melhoria dos Serviços Públicos; IA para Inovação Empresarial; e Apoio ao Processo Regulatório e de Governança da IA. Ao todo, os cinco eixos devem utilizar o restante do montante para realizar ações como a aquisição de um supercomputador, a criação de cursos de graduação em IA, a criação de data centers alimentados com fontes de energia renováveis e a elaboração e publicação do Guia para IA Ética e Responsável.
Tema desta edição: Inteligência Artificial, Liderança Técnica e Gestão
“O TDC Summit IA Brasília tem como objetivo ser uma ponte que troca experiências e conhecimento sobre tecnologia entre o setor público e privado, e é super importante que todo ecossistema entenda o PBIA, e nada melhor do que uma representante do Ministério de Ciência e Tecnologia da Informação fazendo parte do TDC”, declara Yara Mascarenhas, CEO do TDC.
Com o tema “Inteligência Artificial, Liderança Técnica e Gestão“, o TDC Brasília foi criado para conectar a iniciativa privada e a iniciativa pública, com objetivo de maximizar os resultados da adoção ética e segura de IA em produtos, serviços e processos.
No total, serão realizadas 36 palestras e cinco painéis de discussão sobre IA. Durante o Fórum Executivo, além da palestra da Cristina Shimoda sobre o PBIA, também haverá uma apresentação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) sobre o apoio a projetos inovadores de IA com recursos de subvenção econômica, financiamento reembolsável e não reembolsável.
Entre os palestrantes do evento, estão nomes como Erika Nagamine, da AWS; Fernando Martins, da Petrobras; Fernando Sedrez, da Globo; Raquel Fontes, do Banco do Brasil; e Simara Oliveira, do Grupo Boticário.
“Sabemos que praticamente toda grande empresa tem atualmente uma equipe especialista em IA, mas também sabemos da importância de democratizar esse conhecimento e fazer o upskill de todos os colaboradores, desenvolvedores, profissionais de infra, qualidade, gestores e líderes para que a empresa inteira possa acelerar a adoção de IA em produtos, serviços e ganhos de eficiência no processo de desenvolvimento”, declara Yara.
Serviço – TDC Brasília: Inteligência Artificial, Liderança Técnica e Gestão
De 23 a 24 de outubro de 2024, das 9h às 19h
Formato híbrido: on-line e presencial
No Centro de Convenções Ulysses Guimarães (SDC – Ulysses Guimarães, Brasília – DF, 70655-775)
As inscrições estão abertas no site oficial em três formatos: individuais, corporativas e gratuitas.
Sobre o TDC
Criado em 2008, o The Developer’s Conference (TDC) é considerado o maior encontro de profissionais de tecnologia do Brasil. Anualmente o TDC conta com até 5 edições nas cidades chaves do Brasil: Florianópolis, São Paulo, Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte. Desde sua fundação, já realizou mais de 44 eventos, contando com a participação de mais de 239 mil pessoas.
Autor
Portal Direito na Era Digital reúne informações sobre inovação, métodos, estratégias, tecnologias e digitalização para escritórios de advogados obterem sucesso em sua jornada no Direito 4.0